Polícia encontra 4 armas e 100 munições no pavilhão do PCC em presídio
Arsenal estava na cela 39 do raio II da PED; paranaense assumiu ser dono das armas
Pelo menos quatro armas e 100 munições foram apreendidas nesta quarta-feira (15) no pavilhão ocupado por presos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) na Penitenciária de Dourados, maior presídio de Mato Grosso do Sul.
O arsenal estava na cela 39 do raio II, setor destinado exclusivamente a faccionados e “simpatizantes” da organização nascida nos presídios paulistas. A apreensão foi feita por agentes da Gerência de Inteligência do sistema penitenciário com apoio do grupo de escolta da Polícia Penal.
Leandro Azevedo da Silva, 30, o “Hacker”, assumiu ser o dono do armamento e foi levado no início desta tarde para a 1ª DP (Delegacia de Polícia), no centro, para ser autuado.
Natural de Paranavaí (PR), Leandro está na PED desde setembro de 2021, quando foi preso pela Polícia Militar em Batayporã. Na época, Leandro era considerado foragido do sistema penitenciário por retirar a tornozeleira eletrônica. Ele disse que havia removido o equipamento para fugir para Terra Rica (PR).
Essa não é a primeira fez que armas e munições são encontradas na Penitenciária de Dourados. No dia 2 de setembro de 2021, duas pistolas, 187 munições e até uma granada foram encontradas em buraco de 3 na cela 24 do raio III, onde fica a chamada “oposição” do PCC.
No dia 20 de janeiro de 2023, dois policiais penais foram presos pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) acusados de levar drogas e munições para dentro do presídio.
Robson Magno Haveroth e Iran Alberto Coelho Misael já vinham sendo investigados por suspeita de tráfico de drogas e armas na unidade prisional.
Servidores lotados na PED cobram a substituição do atual diretor, Antônio José dos Santos. Eles esperam mudança no comando após a exoneração de Aud de Oliveira Chaves da presidência da Agepen e a nomeação de Rodrigo Rossi Maiorchini. A troca foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado.