Ponta Porã segue o Estado e agora na cidade, só usa máscara quem quiser
Decreto só "recomenda" o uso de máscaras para três públicos
O uso de máscaras de proteção não é mais obrigatório em Ponta Porã, cidade a 313 quilômetros de Campo Grande. Durante reunião na manhã desta quarta-feira (10), os integrantes do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus decidiram seguir o decreto estadual, que liberou a população do uso do item de proteção individual, nesta quarta-feira (09).
Conforme o decreto assinado pelo prefeito da cidade, Helio Peluffo Filho, o uso de máscaras passa a ser facultativo em locais abertos quantos fechados em Ponta Porã. Ou seja, usa máscara quem quiser tanto em órgãos, instituições e entidades públicas; estabelecimentos privados acessíveis ao público e meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual.
O decreto só recomenda o uso de máscaras e de álcool 70% em locais fechados para os profissionais de saúde, pessoas imunodeprimidas e com doenças crônicas, pessoas com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e pessoas com sintomas gripais.
Diferente do município na região de fronteira, na Capital, o uso de máscaras em áreas fechadas continua obrigatório, diferente do que decidiu o Governo de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (9).