Reunião oficializa incentivos à empresa que assumir fábrica de fertilizantes
No dia 18, governo de MS, Petrobras e empresa russa Acron Group assinam a prorrogação dos incentivos fiscais e doação de terreno
No dia 18 deste mês reunião em Campo Grande, entre governo estadual, Petobras e Acron Group irá oficializar a transferência e a prorrogação dos incentivos fiscais para que a empresa russa dê continuidade à obra da UFN3, unidade de fertilizantes nitrogenados, em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, disse que essa concessão havia sido repassada à Petrobras e a Acron Group solicitou essa transferência para assumir a fábrica.
"O Governo do Estado já sinalizou e a Lei permite prorrogar. O nosso único interesse é que retornem as atividades. Terá a manutenção dos incentivos fiscais da Petrobras para a Acrone e prorrogação do prazo porque assim que retomarem as obras vão precisar de dois anos para terminar", disse Verruck.
A retomada das negociações foi possível após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou a venda de suas subsidiárias sem a necessidade de aval do Congresso Nacional. "A Petrobras continua avançando com as negociações e a expectativa é de que nos próximos 60 dias esse assunto se encerre com a aquisição da UFN3", apontou o titular da pasta.
Verruck disse que a expectativa é que, nessa reunião, a empresa apresente cronograma mais definitivo, com cronograma de retomada da obra, prazo de execução e entrega. Essa concessão representa mais dois anos de isenção fiscal à empresa.Também será mantida a doação do terreno utilizado para a construção da fábrica de fertilizantes.
UFN3 - A unidade de fertilizantes nitrogenados tem capacidade de produção de 761,2 mil toneladas/ano de amônia e 1.223 mil toneladas/ano de ureia granulada. O complexo é composto por unidade de geração de hidrogênio, unidade de produção de amônia, unidade de produção de areia, de granulação, utilidades, áreas de estocagem e expedição.
A Acron pretende investir R$ 5 bilhões. Em 2017 o volume de vendas da empresa atingiu mais de 7,3 milhões de toneladas, com receitas consolidadas de US$ 1,6 bilhão. A Acron é uma sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de Moscou e de Londres.
Matéria atualizada às 13h45 para acréscimo de informação