ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Ribeirinhos atingidos por chuvas se abrigam em escola de Bonito

Moradora relata que 10 famílias estão abrigadas em escola após alta do Rio Miranda

Gustavo Bonotto e Thays Schneider | 27/02/2023 20:08
Moradora registrou o uso de barco para transportar móveis em Águas de Miranda. (Foto: Reprodução)
Moradora registrou o uso de barco para transportar móveis em Águas de Miranda. (Foto: Reprodução)

A chuva que atingiu o Mato Grosso do Sul durante o final de semana deixou mais de dez famílias abrigadas em uma escola, no distrito de Águas do Miranda, em Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande. O Rio Miranda ultrapassou a marca de 9 metros e invadiu propriedades durante a segunda-feira (27).

Professora e presidente da associação de moradores, Silvia Aparecida Lourenço relatou a situação que o local vem enfrentando com as fortes chuvas. Ela mora na região desde 1991 e tem um comércio no local.

"O susto começou ontem, na madrugada. A gente começou a tirar as coisas [das residências] e levar para os barcos e cobrir com lonas. As pessoas estão carregando o que conseguem para lugares seguros".

Segundo Silvia, mais de dez famílias estão abrigadas na Escola Municipal Rural Professor Francisco Anísio Corrêa. "A região tem vários pesqueiros na beira do rio, é um local de ribeirinhos que ficaram ilhados. A chuva, que fica influenciando nesse sobe e abaixa do rio acabou prejudicando a população que mora aqui".



Durante a tarde de hoje, a Prefeitura Municipal de Bonito enviou caminhões para ajudar a desocupar áreas de risco das cerca de 30 famílias ribeirinhas que foram atingidas pela enchente durante a madrugada desta segunda-feira (27).

Vale ressaltar que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) decretou situação de emergência na região durante a última sexta-feira (24). O comunicado discorreu que os níveis do afluente poderiam aumentar ainda mais após atingir o índice de alerta, de 400 cm.

Pontos turísticos - Após a chuva intensa da última sexta-feira (24), os atrativos turísticos no Rio Mimoso, Formoso e o Balneário Municipal continuam fechados fechados para limpeza e manutenção nesta segunda-feira (27).

Conforme a secretária de Turismo, Ana Cristina Trevelin, o município não teve registro de chuvas no sábado e domingo. O tempo se manteve nublado com garoas rápidas. As águas já baixaram nos rios e estão correndo dentro de seus leitos, mas ainda com volume acima do normal e com rapidez.

Reparos emergenciais estão sendo feitos nas rodovias MS-178, sentido Bodoquena, e na MS-382, rumo à Gruta do Lago Azul. A Agesul informou que até terça-feira (28) deve fazer o reparo adequado. Segundo a prefeitura, na MS-382 as equipes corrigiram a erosão e liberaram a pista.

Nos siga no Google Notícias