Rio Verde de Mato Grosso celebra 71 anos com Marcha para Jesus
Cidade tem mais de 20 mil habitantes, de acordo com o IBGE, e foi emancipada em 1953
Com exuberantes balneários e cachoeiras, Rio Verde de Mato Grosso comemora 71 anos de emancipação político administrativa nesta segunda-feira (16). A cidade tem 20.393 habitantes conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A Prefeitura do município divulgou programação religiosa em comemoração ao aniversário de Rio Verde. A Marcha para Jesus saíra da Praça das Américas, às 16h30, e tem encerramento às 19h, com show do cantor gospel Bruno Roques.
Os primeiros habitantes da região foram indígenas do povo Caiapó, até que bandeirantes entraram no território, no século 17. A partir de 1729, com o estabelecimento de Domingos Gomes Belliago, a região passou a ser mais explorada, afastando os indígenas que moravam por ali.
A formação de um povoado na região começou apenas por volta de 1885, quando novos migrantes chegaram ao local e instalaram-se em pequenas propriedades rurais. Garimpo de pedras preciosas em rios da região também atraíram migrantes, principalmente da região Nordeste, a partir de 1911.
Em 1930, com planos de colonizar a região, o comerciante Porfírio Gonçalves passou a doar lotes de terra a quem quisesse construir casas no território onde hoje se estabeleceu Rio Verde de Mato Grosso. No ano seguinte, o Governo do Estado elevou o povoado à categoria de distrito, subordinado a Coxim.
A emancipação político-administrativa da município de Rio Verde de Mato Grosso ocorreu em 16 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual 707.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.