ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Rio Verde de Mato Grosso completa 69 anos nesta sexta-feira

Município foi rota de passagem das tropas imperiais durante a Guerra do Paraguai

Geniffer Rafaela | 16/12/2022 06:38
Vista àerea da Cidade de Rio Verde de Mato Grosso. (Foto: Divulgação)
Vista àerea da Cidade de Rio Verde de Mato Grosso. (Foto: Divulgação)

Rio Verde de Mato Grosso completa 69 anos nesta sexta-feira. Apesar de ter sido fundada no ano de 1931, a data comemorada é de sua emancipação, que aconteceu em 1953. O município, que fica a 207 km de Campo Grande, teve como os seus primeiros habitantes os índios caiapós.

A região que já foi rota de passagem das tropas imperiais durante a Guerra do Paraguai ficou inabitado até o ano de 1885. Essa situação começou a mudar com a chegada de Américo de Souza Brito que comprou grande área à margem direita do Rio Verde. O homem pretendia investir na pecuária, porém acabou vendendo boa parte de suas terras.

Antiga Igreja Matriz da cidade. (Foto: Reprodução Prefeitura)
Antiga Igreja Matriz da cidade. (Foto: Reprodução Prefeitura)

A pecuária e o fomento do garimpo, após a descoberta de pedras preciosas nos rios da região, impulsionaram o povoamento do município. Porfírio Gonçalves também é um dos nomes que contribuíram para o crescimento da cidade, que após adquirir mais de 570 hectares vendeu glebas rurais e doou algumas áreas para aqueles que desejavam construir suas casas. Ele ainda foi o responsável pela construção da primeira igreja da cidade.

Pouco mais tarde, no ano de 1931, através do Decreto nº89, Rio Verde se tornou um distrito de paz integrante do município de Coxim. Porém, somente 22 anos depois, veio a ser emancipada. Atualmente, a cidade que fica ao norte do Estado possui 20.025 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2021.

Por um tempo o distrito chegou a se chamar Coronel Galvão, mas acabou recebendo o atual nome por conta dos rios que banham a sede municipal. Já o Mato Grosso foi adicionado ao nome para se diferenciar da outra cidade que também é chamada de Rio Verde, mas que fica no estado de Goiás.

Com paisagens atrativas para aventureiros, a cidade é destino certo para aqueles que buscam aproveitar mais a natureza com trilhas ecológicas, acqua-ride e rapel. Entre os pontos de parada obrigatórios em Rio verde estão: o Balneário Sete Quedas, o Balneário Várzea Alegre, a Cachoeira das Sete Quedas e o Balneário Quedas D'Água.

Em comemoração ao aniversário da cidade será realizada a Marcha para Jesus, a partir das 17h, a concentração será realizada na Praça das Américas. No local haverá brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão-doce e geladinho gratuitamente. Para fechar a programação, ainda terá show gospel com o cantor PG.

Cachoeira com piscina natural, um dos atrativos na Fazenda Várzea Alegre no município de Rio Verde (Foto: Divulgação)
Cachoeira com piscina natural, um dos atrativos na Fazenda Várzea Alegre no município de Rio Verde (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias