Sem acesso à mata, cervo perdido se desespera ao tentar passar por cerca
Cena aconteceu neste domingo, na Estrada Parque do Pantanal, área de Especial Interesse Turístico do Estado
Sem acesso à área de mata, cervo se assusta com veículos parados na pista, se desespera e bate o focinho na cerca, presente na Estrada Parque do Pantanal, trecho que compreende a MS-184 e MS-228, nos municípios de Miranda, Corumbá e Ladário. O registro foi postado neste domingo (9), nas redes sociais do motorista que flagrou a cena.
Na imagem, é possível visualizar o animal correndo na lateral da cerca para achar uma entrada. A postagem do homem diz que bastaram dois carros vindos de direções opostas, mesmo que devagar, para o desespero bater no bicho.
No local, sempre tem muitos animais atropelados (emas, veados, lobinhos, capivaras), eles tentam fugir das cheias sobem no aterro e ficam presos entre duas cercas que impedem a fuga”.
Para ele, as cercas são uma apropriação da faixa de domínio público ao longo da rodovia e que não há chances dos animais de grande porte, como o cervo, atravessarem ou saírem da área identificada como AEIT (Área de Especial Interesse Turístico).
Outra preocupação do cinegrafista amador é em relação aos incêndios florestais que atingem o Pantanal anualmente. O receio é de que, com a cerca, os animais não consigam escapar caso seja preciso.
Na publicação, outros usuários também interagiram com o conteúdo e mostraram indignação com a cena. “Sempre que faço viagens ao Pantanal me pergunto sobre isso e nada muda”, diz um.
Outro chegou a comentar que o local é um “moedor da vida selvagem” e um último que a situação é desesperadora. “É lamentável e desesperador ver uma das formas mais cruéis de fragmentação de habitats e interrupção de corredores de fauna”.
A PMA (Polícia Militar Ambiental), disse à reportagem que o local exige a cerca para que o gabo não atravessar a estrada e que não há denúncias sobre o problema. "O animal não fica cercado lá, às vezes andando um pouco mais consegue travessar. Tem as pontes e todos os locais. Nem pesquisadores falam sobre esse problema", apontou.
Estrada - A Estrada Parque Pantanal é uma Área de Especial Interesse Turístico (AEIT) criada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em março de 1993 e compreende trechos da MS-184 e da MS-228, nos municípios de Miranda, Corumbá e Ladário. Ao todo, são cerca de 6.800 hectares, 85% presente no município de Corumbá.
A reportagem entrou em contato com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), pasta responsável pela Estrada Parque do Pantanal, mas até o final desta reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Matéria atualizada às 17h49 para acréscimo de informações da PMA.