ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Shows e desfile cívico marcam festa pelos 103 anos de Três Lagoas

Geraldo Espíndola e Almir Sater se apresentam nesta sexta. Expectativa é 10 mil pessoas

Gabriel Neris | 15/06/2018 13:49
Três Lagoas comemora 103 anos de fundação nesta sexta-feira (Foto: Prefeitura de Três Lagoas/Divulgação)
Três Lagoas comemora 103 anos de fundação nesta sexta-feira (Foto: Prefeitura de Três Lagoas/Divulgação)

Três Lagoas – a 338 km de Campo Grande – está comemorando 103 anos de aniversário nesta sexta-feira (15). As festividades contarão com desfile cívico, às 16h, e shows de Geraldo Espíndola e Almir Sater.

A cerimônia pela emancipação política e adminsitrativa do município teve início com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal em frente a Biblioteca Municipal Doutor Rosário Congro reunindo o prefeito Angelo Guerreiro (PSDB) e os senadores Waldemir Moka (MDB), Simone Tebet (MDB) e Pedro Chaves (PRB).

A festa contou ainda com a Alvorada Musical, com apresentação de parte das corporações musicais do Festival de Bandas e Fanfarras percorrendo as principais ruas de Três Lagoas e do Distrito do Arapuá. 

O tradicional desfile cívico será realizado às 16h na Circular da Lagoa Maior, com a participação das escolas da cidade que se unirão às Entidades Assistenciais de Três Lagoas. O tema central é “Cidadania e Solidariedade ao Alcance das Mãos”.

A partir das 20h30, o público poderá conferir uma programação com apresentações culturais da Cidade e os shows de Geraldo Espíndola e Almir Sater. As apresentações serão no palco construído ao lado do ginásio Eduardo Milanês.

A abertura ficará por conta dos projetos da Diretoria de Cultura com a apresentação da Orquestra de Violas, Coral e Quinteto de Cordas. Em seguida terá a apresentação de Geraldo Espíndola e do tão esperado show do cantor nacional Almir Sater. O evento deve receber cerca de 10 mil pessoas.

História – A história de Três Lagoas começou em 1829 com a entrada do sertanista Joaquim Francisco Lopes, de acordo com relatos no Instituto Histórico Brasileiro. Explorações completas foram realizadas na região entre 1830 e 1836. A Guerra do Paraguai fez com que os exploradores recuassem após avançarem o Rio Pardo, no rumo do Vacaria e do Brilhante. O fim do combate os trouxe de volta ao Vacaria.

Em 1889, o comércio de sal e mercadorias via rio Tietê o fez “descobrir” as três lagoas. Naquela época a venda dos produtos já atraía posseiros e criadores de gado à região. A posse da Fazenda das Alagoas foi então dada a Antônio Trajano dos Santos que se estabeleceu próximo a maior das três lagoas. O então fazendeiro doa uma parte de suas terras para a formação do “Patrimônio de Santo Antônio das Alagoas”, em homenagem ao santo de sua devoção.
A República contribuiu para que diversas pessoas se estabelecessem às margens dos rios que banham a região, como Sucuriú, Rio Verde, Rio Pardo e Rio Paraná.

Anos depois o governo do Estado doa 3.600 hectares de terra, anexados à Fazenda das Alagoas e o povoado recebe o nome de “Vila de Três Lagoas”. Em 1915 o território é separado política e administrativamente se Santana de Paranaíba, atual município de Paranaíba, e surge a cidade de Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias