Plano diretor de transporte será debatido amanhã no Crea
O PDTMU (Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana), cujo objetivo mais importante é priorizar os projetos de transporte público como estruturadores do território e indutores do desenvolvimento urbano integrado da Capital, será debatido amanhã, às 19h, no auditório do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso do Sul).
Iniciado em junho de 2007, o PDTMU, previsto no Plano Diretor de Campo Grande, defende que a mobilidade urbana está centrada nas pessoas e não nos veículos. Por isso é que o plano garante o direito de ir e vir do cidadão, com rapidez e segurança.
A versão preliminar do PDTMU, criado pela prefeitura, através de um grupo técnico coordenado pelo Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), será apresentada e discutida com a população e entidades presentes à audiência. O trabalho contou com a consultoria da Logitrans (Logística Engenharia e Transportes).
São diretrizes do plano a integração da política de mobilidade urbana com a de uso do solo e de desenvolvimento urbano; integração entre os meios de mobilidade urbana e serviços de transporte urbano; diminuição de custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas e bens da cidade, entre outras.