ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 22º

Boa Imagem

Nunca seja o sem noção do avião

Uma mãe gravou e constrangeu outra passageira porque ela não quis ceder o assento da janela para seu filho

Por Larissa Almeida (*) | 05/12/2024 15:04

Não se falou em outra coisa na internet nesta quarta-feira (04). Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra uma mãe indignada filmando e constrangendo uma passageira que se recusou a ceder o lugar na janela do avião para o seu filho, que estava chorando. Só que o tiro saiu pela culatra e a internet saiu em defesa da passageira constrangida. Além de pedir para outra pessoa trocar de lugar com você, outros dois tipos de atitude são bem desagradáveis durante o voo: escutar música ou assistir vídeos sem fone e colocar sacolas, bolsas e mochilas no bagageiro destinado às malas.

1) Não incomode outro passageiro para que troque de lugar com você

O fato é que, se você tem preferência por viajar ao lado de alguém no avião, gostaria de se sentar na janela ou em alguma poltrona específica, é preciso pagar por essa comodidade extra - com antecedência. Claro que tenho saudade dos tempos que poderíamos selecionar gratuitamente nossas poltronas, mas hoje a realidade é outra. Então, pedir para trocar de lugar com alguém que está na janela do avião ou em um lugar melhor que o seu, por exemplo, equivale a comprar ingresso para a pista em um show e pedir para alguém da área vip trocar de lugar com você. É muita falta de noção e a outra pessoa não tem obrigação alguma de se prejudicar para satisfazer a sua vontade.

Outro ponto a se considerar é que, para qualquer necessidade que você tenha dentro da aeronave, o melhor a fazer é comunicar ao comissário de bordo. Não fique discutindo com outro passageiro, qualquer que seja a situação. Se a criança tinha alguma necessidade especial e precisava ir na poltrona da janela, a mãe deveria ter se programado para comprar o assento. Mas se não o fez, deveria informar ao comissário para que ele faça a intermediação de troca. Sem tumulto.

2) Leve seu fone de ouvido se quiser escutar algo no computador ou celular 

Não escute música ou assista qualquer tipo de conteúdo sem fone de ouvido. Você invadirá o espaço do passageiro ao lado e certamente incomodará todos que estiverem ao seu redor. Não vivemos sozinhos neste mundo, é preciso pensar no coletivo.

3) O bagageiro do avião está reservado para malas de mão

Se você tem sacolas, bolsas e mochilas, o local adequado para guardá-las durante o voo é abaixo do assento à sua frente, e não no bagageiro. Hoje praticamente todos viajam com mala de mão, por ser a única modalidade onde não é cobrada a bagagem, mas se o bagageiro estiver com muitos volumes menores, não caberá as malas dos outros passageiros. E mala de mão não cabe abaixo do assento. É fundamental pensar no coletivo.

Se você guardar seus pertences menores no bagageiro, você estará privando outra pessoa de guardar a mala, um direito dela assim como você também tem este direito. Não seja o sem noção do avião. Principalmente em locais públicos, é fundamental respeitar o espaço do outro.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias