Pense nisto antes de fazer suas fotos para uso profissional
Alguns detalhes como vestimenta, cenário e postura fazem toda a diferença ao representar a sua personalidade
As fotos profissionais, que você usa para colocar nos seus perfis de WhatsApp, Instagram, site, portfólios, entre outras devem ser escolhidas de maneira estratégica, e não apenas uma foto que se sentiu bonito (a) tirada em um momento aleatório. Você corre o risco de passar uma mensagem diferente da que gostaria através da foto, e de não ser reconhecido imediatamente quando encontra a pessoa pessoalmente e ter que ouvir “você é diferente”. Tudo transmite mensagens, e detalhes como vestimenta, cenário, maquiagem e pose utilizada na foto fazem toda a diferença.
Mesmo que não tenha recursos para contratar fotógrafo profissional, é possível fazer uma foto você mesmo com a câmera do seu celular ou pedir ajuda para aquele amigo, parente ou familiar que tem mais intimidade com você e domina melhor o aparelho. Se for fazer as fotos com celular ou com fotógrafo, preste atenção nestas dicas para que sua foto passe a mensagem que você deseja.
Procure na internet (Google, Instagram, Pinterest, etc.) referências de imagens que você gosta, que tenham a ver com a sua realidade e com o que você gostaria de transmitir. Observe as poses utilizadas, a roupa, o cenário e as cores para servir de referência, e mostre para a pessoa que vai fazer a foto.
Selecione com antecedência a roupa que você vai usar para as fotos. É importante que seja algo parecido com o que você costuma usar no seu dia a dia profissional. Se você trabalha atendendo como psicólogo, por exemplo, uma foto de terno e gravata não faz muito sentido. Ou se você trabalha na área jurídica, tente evitar peças muito coloridas e estampadas.
De maneira geral, cores mais escuras (por exemplo azul marinho, cinza grafite, verde militar, vinho e preto) transmitem mais formalidade e distanciamento, assim como linhas retas na vestimenta (blazer, gravata, calça reta de alfaiataria, camisa clássica, decote V). Isso seria interessante para pessoas que precisam demonstrar mais força e autoridade, como área financeira e jurídica.
Já cores mais claras, por exemplo, o azul céu, verde água, rosa bebê, bege, branco, cinza e lilás transmitem uma mensagem mais informal, mais acessível, assim como linhas curvas e redondas nas roupas, como camisas mais fluídas, babados, gola redonda, tecidos mais molengos, jaqueta bomber e calça jogger. Estas cores e formatos de roupas são ideais para áreas que precisam estar mais próximas do público, como professores infantis, psicólogos, publicitários e áreas mais informais.
A roupa que você selecionou também precisa te vestir bem e de maneira confortável, porque isso transparece nas fotos. Observe se o tipo de roupa também combina com o cenário escolhido.
No caso das mulheres, prefira fazer você mesma sua maquiagem e cabelo, a não ser que na sua rotina você costume fazer isso com algum profissional. Isso porque se você fugir muito do que usa no dia a dia, ou como se arruma, corre o risco de parecer diferente na foto. Aí comentários do tipo: “nossa, você é diferente” se tornam inevitáveis. A foto precisa representar quem você é na realidade, e isso ajuda a criar conexão quando encontrar os clientes pessoalmente.
Escolha alguns objetos que representem a sua profissão e que você usa diariamente para fazer algumas fotos. Isso também ajuda a criar a conexão entre você e o trabalho que executa. Um fisioterapeuta poderia usar um aparelho de luz infravermelha e um médico poderia optar por um estetoscópio. Se você trabalha com internet, poderia fazer fotos mexendo no celular.
Ah, e por fim, não se esqueça de olhar para a câmera (contato visual é muito importante) e fazer uma pose amigável. Um sorriso simpático pode cair bem também em muitas situações. Mesmo que você seja o profissional mais gabaritado do mundo, é preciso estar minimamente acessível para que as pessoas não tenham receio de te procurar. Semblante fechado e sério, braços cruzados na frente do corpo e roupa preta, tudo junto, pode mais afastar do que conectar.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
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