ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 26º

Boa Imagem

Será que a sua foto de perfil te valoriza?

Segundo pesquisa, 7 de 10 profissionais já rejeitaram candidato pela foto de perfil, apesar das qualificações

Larissa Almeida (*) | 30/05/2023 11:12

As redes sociais, hoje, funcionam também como ferramenta de divulgação do nosso trabalho. Então a sua foto de perfil no WhatsApp, Instagram, Facebook, Linkedin, Tik Tok entre outras redes estão sim te ajudando - ou te atrapalhando - profissionalmente. Pesquisa realizada pela empresa Passport-Photo Online e divulgada este mês, revelou que sete em cada dez profissionais admitem já ter rejeitado um candidato pela foto de perfil no LinkedIn pelo menos uma vez, apesar de qualificações profissionais adequadas à vaga, e quase 38% desses dizem recusar com frequência alguém pela sua foto na rede.

As redes sociais funcionam como um cartão de visita para os profissionais, e não se trata de avaliação da beleza, mas de apresentação da imagem. Ravi Davda, diretor-presidente da Rockstar Marketing, que também foi entrevistado para a pesquisa, disse que ignora qualquer perfil que não tenha uma foto. Mario Perez, fotógrafo profissional listado no estudo, recomenda que os candidatos façam fotos de perfil com roupas e imagem compatíveis com o estilo e cultura da empresa em que buscam oportunidades e com o tipo de trabalho que estão procurando. O estudo conversou com 200 profissionais de recursos humanos, proprietários de empresas e gerentes para coletar os dados.

Evidente que a capacidade técnica para o trabalho é de fato a prioridade, mas a foto e a imagem nas redes sociais são usadas como critério de desempate. Inclusive por você na hora de contratar profissionais e prestadores de serviços. Por isso, preste atenção a estes detalhes:

1) É importante que o seu rosto esteja totalmente visível na foto

2) A imagem precisa ter boa resolução

3) Roupas adequadas à sua área de atuação.

Evite:

1) Fotos informais em ocasiões como festas e férias

2) Trajar roupas de banho ou fantasias

3) Fotos que não sejam suas (rosto de famosos, paisagens, emojis, e etc.) ou fotos com outras pessoas

4) Fotos com filtros

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias