As pessoas resistem à ideia, mas a vida é só química
Ontem, foi dia de falar e lembrar de nossos mortos. Hoje, é dia de refletir sobre a vida. Há alguns anos, éramos apenas uma célula, formada pela união de um óvulo da mãe e de um espermatozoide do pai. Essa célula já continha o código hereditário para nos formar, com braços e pernas. Tinha o DNA, um manual de instruções da célula.
Dois metros de DNA e as protagonistas da vida.
Aquela célula tinha dois metros de DNA dentro de seu diminuto núcleo. Graças a um processo denominado transcrição, as células copiam as instruções escritas em seu DNA e as redigem em outro idioma, o do RNA. Essas moléculas de RNA são capazes de sair do núcleo celular. Ali fora, começa a festa. Essas palavras de RNA dirigem a fabricação das proteínas, as verdadeiras protagonistas da vida. A hemoglobina do sangue, que nos permite respirar, são proteínas. O colágeno, que constrói ossos, tendões, dentes e até o branco dos olhos, são proteínas. A vida é química, nada mais.
O funcionamento do cérebro é feito com cabos e interruptores.
Tendemos a associar a significados mágicos ou místicos o funcionamento de nosso cérebro. Mas ele é uma coleção de cabos e de interruptores. Todos os cérebros humanos são mais ou menos iguais. As pequenas diferenças são resultados de diferentes padrões de interruptores, baseados em uma combinação de nossa genética e de nossas experiências. Mas, ao final, é química, nada mais e nada menos. Alguns querem associar seu cérebro a algum significado místico. Mas é químico.
200 tipos diferentes de células.
Muitos não percebem, mas temos 200 tipos diferentes de células. Nervosas, do fígado, do músculo, do sangue, da pele.... a diferença entre elas e quais genes são utilizados em cada tecido. E essa decisão foi tomada na hora de copiar a informação do DNA para o RNA. Se ocorrer um erro, se ativar o gene equivocado, o trabalho, a função que deveria estar silenciada, geralmente vira um câncer ou outra doença importante. Uma só mudança das milhares de letras pode causar uma enfermidade.
Um bilhão de letras muda tudo.
A mudança de só uma letrinha entre mais de um bilhão de letras podem ser fatal ou pode provocar uma enfermidade. É algo semelhante a uma loteria que corre diariamente em nosso corpo. É inimaginável, mas sofremos algo como 2 trilhões de danos a cada dia. E todos devem ser corregidos. se não for corrigido, pode causar um câncer ou uma enfermidade. Essa é outra característica extraordinária de nossa química : a capacidade de reparar todos esses danos a cada dia. Sem errar. É assombroso.
Sem entender minimamente química, aceitamos as besteiras que nos mandam tomar.
É fato essencial que tudo na vida é química e todas as enfermidades são apenas uma distorção da química. Assim, sempre é possível encontrar meios químicos para corrigir uma distorção da química, uma enfermidade. Isto pode ocorrer rapidamente ou demorar longos anos. Mas algum dia ocorrerá. Sem receio de errar, a química pode nos ajudar a entender o mundo que nos rodeia e o outro mundo que está dentro de nossos corpos. Se as pessoas entendessem um pouco de química não abusariam de seus corpos com as drogas. Também não aceitariam queimadas florestais praticadas por criminosos ensandecidos por um grande lucro. Se entendessem um pouquinho de química saberiam que aquele médico - ou político - está receitando um comprimido de besteira. A droga, as queimadas e a besteira são químicas que causam danos ao nosso corpo.