ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  01    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Bêbado de tubarão e a disputa pelo recorde de longevidade

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 30/03/2025 09:00
Bêbado de tubarão e a disputa pelo recorde de longevidade

As histórias envolvendo a busca pela vida eterna são recorrentes em todas as civilizações. Há relatos de fontes rejuvenescedoras e elixires da imortalidade na China antiga, no Japão antigo, na Índia, em Roma, na Grécia…em verdade, uma das obras mais antigas do mundo trata exatamente desse assunto. “A epopéia de Gilgamesh”, que tem mais de 4 mil anos, conta a história de um rei que abandona seu povo e viaja até o fim do mundo em busca da imortalidade. Deixamos de lado as fontes mágicas e os elixires, mas continuamos a correr atrás de uma vida longa. Abandonamos os mitos, mas nos debruçamos nos estudos científicos para entender o envelhecimento. Uma das vertentes que estão sendo estudadas é tentar entender como outros animais tem uma vida tão longa.


Bêbado de tubarão e a disputa pelo recorde de longevidade

Bêbado de tubarão.

Sob a superfície do gelo do mar da Groenlândia, aquela gigantesca ilha da Dinamarca que o Trump quer tomar para os EUA, nada um gigante de seis metros sem pressa alguma, vai a três quilômetros por hora. É chamado de “Somniosus microcephalus”- algo como “ sonâmbulo com cérebro minúsculo”. O tubarão da Groenlândia. Ele não é rápido nem esperto, mas consegue comer focas, renas e até ursos polares. Nosso misterioso personagem não se preocupa com o tempo porque é algo que ele tem de sobra. Os conhecidos atuais tem em torno de 390 anos. Os cientistas que os acompanham dizem que os mais velhos ainda terão aproximadamente mais cem anos. O perigo para eles são os homens. Inimigos da Islândia, que se esclareça. A carne desse tubarão contém uma grande quantidade de N-óxido de trimetilamina, que deixa os islandeses bêbados ao comê-lo. Bêbados de tubarão. O tubarão da Groenlândia é exatamente o tipo de animal que merece estar no topo de alguma lista dos recordistas em longevidade.


Bêbado de tubarão e a disputa pelo recorde de longevidade

O vizinho do tubarão da Groenlândia é uma baleia.

Curiosamente, o tubarão da Groenlândia divide seu lar com outro recordista em longevidade. A baleia da Groenlândia é gigantesca perto do tubarão: mede cerca de dezoito metros de comprimento. Ao contrário do tubarão, elas tem cérebro grande, mesmo para seu tamanho. Também tem coração com quatro cavidades, como os nossos, pulmões e muitas outras características em comum com humanos. As baleias da Groenlândia podem viver mais de duzentos anos, a maior expectativa de vida registrada em mamíferos.


Bêbado de tubarão e a disputa pelo recorde de longevidade

As tartarugas Tu’i Malila e Jonathan.

Saindo do frio, no Pacífico viveu uma tartaruga chamada Tu’i Malila. Foi dada de presente pelo explorador britânico James Cook à família real de Tonga em 1.777. Morreu bem idosa em 1.965. Havia vivido pelo menos 188 anos, talvez bem mais. Mas Tu’i está para perder a coroa de mais antiga tartaruga. Nas ilhas atlânticas de Seychelles vive Jonathan, uma tartaruga que foi chocada em 1.832. Viveu durante o reinado de sete monarcas britânicos e de 40 presidentes dos EUA. E ainda está andando por lá. Não sei se o Trump tentará tomar  Tonga e as Seychelles. As três ilhas: Groenlândia, Tonga e Seychelles podem esconder o segredo da longevidade.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias