ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

O grande duelo de salsichas. Um médico contra um militar

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/04/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A história das ciências e da política começam a se unir com Rudolf Virchow e Otto von Bismarck. Virchow, o médico alemão, unifica ciência e política com a declaração que é a base da medicina sanitária: "A medicina é uma ciência social; já a política nada mais é que a medicina [praticada] em larga escala. Os médicos são os advogados dos pobres, e grande parte dos problemas sociais deveria ser solucionada por eles". Mas quem é esse Rudolf Virchow? É de Virchow a tese de que as doenças se originam nas células. "Pensem microscopicamente" era uma recomendação que vivia fazendo a seus alunos de medicina, uma forma de incentivá-los a usar microscópios. Virchow também foi pioneiro no campo da oncologia. Foi o primeiro a descrever um caso de leucemia (câncer do sangue). Também descobriu o câncer do estômago.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um médico liberal e o combate ao tifo.

Virchow realizou estudos sobre a epidemia de tifo que assolava parte da Alemanha e ponderou que as precárias condições de higiene da região e uma população infestada de doenças eram um resultado direto de sua falta de liberdade e democracia. O trabalho foi o ponto de partida para a elaboração de suas teorias relacionando medicina clínica e legislação política que o fizeram ganhar o título de "Pai da Saúde Pública" . Virchow foi eleito para o parlamento alemão e ocupando esse posto tornou-se o maior adversário do todo poderoso Otto von Bismarck.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um conservador cria o sistema previdenciário copiado pelo mundo.

Otto von Bismarck e um nobre militar alemão. Foi Bismarck que conseguiu a façanha de unificar a Alemanha. Para isso, não perdoou tropas inimigas, passava-as a ferro. Passou a ser cognominado de "Chanceler de Ferro". Coube a Bismarck lançar as bases do Segundo Império ou Segundo Reich (1871-1918). Também foi Bismarck que destruiu a força da igreja católica alemã usando uma política que ficou conhecida como "Luta pela Cultura". Para a maioria, Bismarck é considerado o maior autoritário da Alemanha depois de Adolf Hitler. Longe da verdade. Foi Bismarck quem inventou o sistema previdenciário que o mundo todo copiaria. Foi ele que criou a primeira lei de acidentes de trabalho para proteger os operários, também criou o seguro doença, acidente ou invalidez.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O grande duelo das salsichas.

Assim que assumiu o poder, Bismarck entrou em conflitos regulares com a Assembleia Alemã. Seu oponente mais vocal foi Rudolf Virchow, líder do partido Progressista, de viés liberal. As coisas chegaram ao auge entre Bismarck e Virchow em 1865, durante um debate no parlamento para liberar verbas para a marinha. A maioria dos parlamentares riu, quando Bismarck perguntou onde as coisas terminariam, uma vez que tinham sido proferidos insultos pessoais que exigiam satisfação. Estava dado o primeiro passo para um duelo. Virchow não recuou. Após alguns dias, Bismarck enviou o desafio esperado de lutarem em um duelo. Virchow respondeu que como era a parte desafiada, cabia a ele a escolha das armas. Voltando ao plenário disse: "Aqui estão elas", levantando duas grandes salsichas que pareciam iguais. "Uma, está cheia de bactérias mortais, a outra é perfeitamente saudável", afirmou Virchow e ainda garantiu que Bismarck poderia escolher primeiro a salsicha, ele comeria a que restasse. Bismarck não se encontrava no plenário. Em seguida, enviou um representante com uma carta para Virchow, que não estava em casa. E a remessa de cartas com provocações e punhaladas continuou. De carta em carta.... não comeram as salsichas. A história, obviamente não tem relação alguma com o teatro encenado por Bolsonaro e Mandetta. Ambos sabem escrever as cartas modernas nas televisões e usar salsichas provocativas.

Nos siga no Google Notícias