O novo coronavírus já domina as ruas de Londres
Downing Street, a sede do governo inglês, comunicou à Organização Mundial da Saúde que a nova cepa do coronavírus já domina as ruas de Londres, do Sul e do sudeste da Inglaterra. Também informou que essa mutação tem 70% a mais capacidade de transmissão que a atual, portanto, os contágios se produzem com maior rapidez.
Nem sintomas mais graves e nem maior mortalidade.
O governo inglês também informa que, até agora, os dados não permitem acreditar essa nova cepa produza sintomas mais graves que a atual e nem maior mortalidade. Mas não estão em condições de afirmar se as atuais vacinas produzirão algum efeito sobre esse mutante, necessitam de mais tempo e estudos para verificar a eficácia das vacinas. E tempo é tudo que esse vírus não nos dá.
Tranca tudo. Ninguém viaja.
O governo inglês estava com uma política de "meia tranca" para as festas de fim de ano. Permitiria até seis pessoas reunidas. Nas ruas de Londres e nas regiões de maior incidência da nova cepa, a proibição passa a ser total. Nenhuma reunião será permitida. Só o comércio essencial ficará aberto. Assim como todas as viagens serão suspensas.
Chegou à Escócia.
O governo escocês confirmou o aparecimento de, pelo menos, 17 pessoas contaminadas pela nova cepa do vírus. Ainda que a situação seja muito menos grave que a da Inglaterra, os escoceses passam a estar proibidos de entrar ou sair da Inglaterra. Fecharam as fronteiras. Também proibiram todas as reuniões, a exceção será a noite de Natal.