Pós pandemia trará super demanda judicial
Tribunais de justiça vêm adotando medidas para dar conta da super demanda de recuperações judiciais por causa da pandemia. As Cortes de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná se mobilizaram na última semana para criar uma etapa pré-processual, que permita às empresas devedoras tentarem acordo com seus devedores. Na próxima semana, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul começará a seguir o mesmo caminho.
Depois dos hospitais, fala-se em colapso da justiça.
O quadro não é nada alentador para os homens de toga. Se já não bastassem as montanhas de petições para liberar presos das cadeias, que estão bem equacionadas, acreditam que viverão um quadro similar ao dos hospitais: entrarão em colapso por excesso de "pacientes". Esse termo "pacientes" também é utilizado no sistema judicial. Nunca foi tão correto como agora.
Soluções rápidas e de baixo custo.
Os hospitais estão mostrando o caminho para o que será o "novo normal". Soluções rápidas e de baixo custo devem passar a ser adotadas por todos os setores da sociedade. O tribunal local percebeu essa mudança e provavelmente adotará à medida pré-processual. Os prazos dos processos estavam e continuam parados na maioria das varas. Voltando à normalidade, virá uma enxurrada. Acreditam que devem estar preparados e equipados para evitar esse trauma.