Suco de laranja engorda? Combate a hipertensão?
Dublin, na Irlanda, sediou o congresso europeu de nutrição. Em trabalhos diferentes, alguns cientistas apresentaram alegações em favor do consumo do suco de laranja. O trabalho mais exaltado foi o que apresentou a hesperidina. Esse é um antioxidante pouco conhecido. A laranja tem grande quantidade desse antioxidante. Conforme esse estudo, a hesperidina favorece a elasticidade dos vasos sanguíneos, contribuindo para controlar a pressão arterial alta. Mas o suco de laranja mantém divididos os nutricionistas e cientistas em geral. Para uns é um maná polivitamínico, para outros é um demônio açucarado.
Remédio para a hipertensão ou jogadinha da indústria de sucos?
Com os "superalimentos" em baixa - as sementes de chia, quinoa, linhaça, açaí estão encalhando nos mercados mundiais - chegou a hora de erguer as vitaminas menos conhecidas. E a hesperidina é a nova "menina dos olhos" dos produtores e industriais da laranja. E eles vão longe. Garantem que há mais hesperidina em um copo de suco de supermercado que em um copo de suco espremido em casa. A diferença estaria no fato de que em casa só se retira o suco, eliminando a polpa e a casca. Muitos cientistas duvidam dessa capacidade da hesperidina de combater a hipertensão. Afirmam que não passa de uma jogadinha, para enganar incautos, e vender mais suco. A verdade é uma só: não há trabalhos científicos de vulto que possam garantir que a hesperidina é uma fonte confiável de combate à hipertensão.
Suco de laranja engorda ou emagrece?
No congresso de Dublin foi apresentada uma meta-analise, um trabalho científico que envolve várias outras pesquisas, que pretendia elucidar se tomar suco de laranja diariamente incrementa o risco de obesidade em adultos. Os resultados refutam a ideia de que tomar um copo de suco diariamente influa no peso. Um copo de suco de laranja de 100 mililitros contém tão somente 60 calorias.