Brincadeira consciente na horta, para crianças ou adultos
A horta pode ser o espaço construtivo que potencializa brincadeiras conscientes e grandes aprendizados
Se a horta nos traz tantos aprendizados para uma vida mais saudável, menos ansiosa e cheia de propósitos, imagine quantos estímulos positivos as crianças podem ter com o contato com a terra?
Quanto mais cedo a criança estabelecer um vínculo com a natureza, melhor. Dependemos dela não só para nos abastecermos, mas para desfrutar da serenidade e manter viva a nossa essência. Para as crianças, a horta pode se transformar facilmente num parque de diversões. Em vez de areia, apresentamos a elas a terra fértil, cheia de vida, micro-organismos que ajudam a expandir em cores, sabores e texturas.
Para começar essa grande aventura natural, sugiro aos professores, pais e familiares em geral, começar com uma pequena jardineira, quem sabe até na sacada do apartamento mesmo. Ou um pequeno pedacinho do jardim, de 2 a 3 metros de comprimento. O suficiente para grandes aventuras e aprendizados.
É preciso começar com uma pequena semente ou mesmo com um bulbo de cebola que está brotando na geladeira. Se a experiência na horta com os pequenos for boa, muito provavelmente o carinho, amor e respeito com a terra vão acompanha-los por toda a vida!
(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do @recantodaservas.