Demora para abrir portões em escolas gera fila e atrasa transporte escolar
Durante espera para entrada das crianças, motoristas filmaram a aglomeração em frente às unidades
Há mais de dez dias do início das aulas em Campo Grande, ainda é possível observar uma fila em frente às escolas municipais, causada pela demora na abertura dos portões. A espera tem causado indignação em quem trabalha com o transporte de crianças da casa para as unidades.
“Eu atendo três escolas, Eduardo Olímpio e o Anexo, que é o pior, porque abre faltando cinco minutos para às 13h, isso quando não abre exatamente às 13h. Então fica difícil para a gente que trabalha com transporte escolar, atender outras escolas, porque a gente chega atrasado né, e os pais também ficam lá, reclamando”, relata Iolanda Vieira, que tem que esperar cerca de 15 minutos até que o último estudante entre no pátio da escola.
Outro profissional, que prefere não se identificar, conta que também atua em três escolas, mas o atraso acontece somente na Elpídio Reis, na Mata do Jacinto. “O portão abre apenas 1h da tarde. As crianças ficam lá no sol quente, não tem sombra, nem nada”, critica.
Por conta da demora, ele teve que recalcular a rota e deixar a unidade por último.
De acordo com o presidente do Sintems (Sindicato dos Transportadores Escolares do Estado), Rodrigo Aranda Armôa, antes da pandemia, as escolas deveriam abrir meia hora antes do início da aula. “Hoje tem escola que dá 7h e 13h, e continua com os portões fechados. De modo geral, essas crianças ficam na rua”.
A situação foi registrada por alguns motoristas nos vídeos compilados acima. Nas imagens é possível observar muitos pais e responsáveis aguardando nas filas. Eles também se revoltam com a espera, conforme mostrado pelo Campo Grande News, em reportagem anterior.
Segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação), todas as unidades foram orientadas para abrir os portões 15 minutos antes do horário de início das aulas, ou seja, 6h45 e 12h45.
A secretaria ainda informou que vai acompanhar se a orientação está sendo seguida e orientar novamente os gestores para que sigam as recomendações.