Em rua sem asfalto, conserto de cadeira de rodas vira rotina para moradora
Empregada doméstica relata não conseguir sair de casa com a filha, que tem paralisia cerebral e é cadeirante
A situação das ruas do Bairro Jardim Tijuca II, em Campo Grande, tem impedido a empregada doméstica Rosa Rodrigues da Silva, 45, de seguir com a rotina escolar e de atendimento especializado à filha com paralisia cerebral, além provocar constantes estragos na cadeira de rodas que a menina utiliza para se locomover.
Buracos, pedras e lama são as barreiras que a cadeira de rodas precisa ultrapassar até as duas chegarem ao ponto de ônibus mais próximo, que fica a quatro quadras da residência onde moram, na Rua Maria Ribeiro de Assunção. O resultado é que, de tempos em tempos, as rodas quebram e a mãe precisa ir até a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) pedir o conserto ou a troca da cadeira de rodas.
A menina tem 14 anos e está matriculada em uma escola municipal da região, que tem cobrado sua presença. Ela não comparece às aulas há mais de um mês. "É muito sacrifício. Tive que gravar o vídeo e mandar para a escola para provar, já que estavam exigindo que eu levasse ela. Não tem condições, mas eles querem que levem. A cadeira está quebrada por causa da rua", conta.
Rua foi patrolada, mas não adiantou - Rosa vive no bairro e na mesma residência desde 2003, junto ao marido, à filha com paralisia cerebral e a irmã mais velha dela, que tem 17 anos. O local é cedido pelo proprietário para a família morar.
O problema é antigo, segundo a moradora, e o serviço da patrola não o soluciona. "Tem um tempo que a prefeitura passou a patrola, mas não adiantou. Só jogaram areia, mas veio a chuva e levou tudo embora", relata.
Em dias de chuva intensa, a rua alaga e a enxurrada é forte, afirma ainda a empregada doméstica. "E essa enxurrada vem e leva tudo o que estiver pela frente", acrescenta.
Questionada pelo Campo Grande News sobre o asfaltamento da rua e sobre o serviço da patrola, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informou que a Prefeitura de Campo Grande realiza, desde o último sábado (25), mutirão de limpeza, manutenção de vias e tapa-buracos nas ruas, dando prioridade aos bairros localizados nas regiões Anhanduizinho e Lagoa, além dos casos informados pela imprensa, pelo App Fala CG e pelo número 156.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.