ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Há meses, criança com deficiência aguarda cadeira de rodas "especial" via SUS

Após um acidente que resultou na quebra do equipamento, a criança encontra-se sem meio de locomoção

Por Mylena Fraiha | 12/01/2024 17:19
Thuany e seus dois filhos, Leandro e Sophia (Foto: Arquivo pessoal)
Thuany e seus dois filhos, Leandro e Sophia (Foto: Arquivo pessoal)

Há seis meses na fila de espera, Thuany Pantoja, de 33 anos, e seu filho Leandro Pantoja, de 11 anos, aguardam por uma cadeira de rodas do tipo monobloco, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, após um acidente que resultou na quebra da cadeira de rodas simples, a criança encontra-se sem nenhum meio de locomoção.

Sem condições de se locomover no dia a dia, a família tem enfrentado dificuldades. "Tem dias em que ele se arrasta e acaba se machucando. Estamos em uma situação complicada", explica a mãe.

De acordo com Thuany, seu filho faz tratamento em uma unidade da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, em Brasília (DF), a 1.046 km de Campo Grande. Entretanto, segundo a genitora, caso não consiga a cadeira de rodas, a viagem ficará comprometida. “Se eu não conseguir a cadeira tem esse risco, porque não tenho condições de carregar ele no colo mais. Ele faz esse tratamento em Brasília há oito anos já”, explica.

A mãe de Leandro explica que, desde agosto de 2023, o processo de solicitação de uma cadeira do tipo monobloco passa por idas e vindas. “Em agosto, nós fomos a uma consulta em Brasília, foi feita uma solicitação, mas não deu certo. Lá no Sarah não oferecem cadeira. Mas como não deu para solicitar lá, precisei fazer aqui”.

Já em Campo Grande, a família fez uma consulta na USF Jardim Antartica - Dr Nelson Assef Buainain, entretanto, ela aponta que o pedido não foi feito da forma correta e precisou ser atualizado.

"Fizeram o pedido no dia 27 de novembro, mas como ela fez de forma incorreta, pedi para cancelar. Fui até a Apae e liguei várias vezes, foi quando confirmaram que o pedido estava incorreto. Agora refiz o pedido, em janeiro”, explica a mãe de Leandro.

Rodas da cadeira ficaram danificadas após acidente em dezembro de 2023 (Foto: Direto das Ruas)
Rodas da cadeira ficaram danificadas após acidente em dezembro de 2023 (Foto: Direto das Ruas)

Após um acidente em dezembro do ano passado, a cadeira de Leandro ficou danificada, agravando a situação. Sem solução, Thuany destaca que a condição tem prejudicado a saúde física do filho. "Eu não consigo mais carregá-lo. Ele está machucando os pés sem o equipamento. Só queremos uma cadeira de rodas para realizar essa viagem em fevereiro".

Prazos - De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o protocolo vigente estabelece que o prazo para a substituição de uma cadeira de rodas é de 2 anos. No caso de Leandro, a pasta explica que, pelo protocolo, uma nova solicitação poderia ser realizada a partir de abril de 2024.

A Sesau também reforça que no caso de extravio, furto ou quebra da cadeira, existe a possibilidade de inserir um pedido para atendimento "extraordinário". Entretanto, a secretaria aponta que o pedido foi realizado em 2 de janeiro e que a entrega do equipamento será feita ainda neste mês. “A princípio ficou pra segunda pra retirar, entretanto, a Apae entrará em contato”, explica a assessoria da Sesau.

Doações - Segundo Thuany, a família necessita de uma cadeira de rodas para a viagem a Brasília, marcada para o dia 4 de fevereiro. Aqueles que desejam auxiliar a família podem fazer doações ou emprestar cadeiras de rodas. Para contribuir, basta entrar em contato com Thuany pelo WhatsApp, no número 67 998468617.

Direto das Ruas - A história chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.    

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias