ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Incêndio em lixão já dura quatro dias e fumaça invade casas em Jaraguari

Corpo de Bombeiros esteve no local no sábado, mas não conseguiu cessar as chamas

Clara Farias | 28/06/2023 08:34

Incêndio que dura mais de 96 horas no município de Jaraguari, a 47 quilômetros da Capital, incomoda moradores que relatam dores de cabeça, ardência nos olhos e incômodo com a fumaça densa. No terreno, podas de árvore, pneus e sofás velhos viraram combustível para o fogo que toma conta da região. Nos vídeos enviados ao Campo Grande News, é possível notar que o fogo alcançou mais de três metros de altura na tarde de sábado (24).

O advogado Daniel Massaroto, de 39 anos, entrou em contato com o jornal pelo canal Direto das Ruas para relatar sobre o desinteresse do poder público em cessar o fogo do lixão do município. Segundo ele, os focos de incêndio começaram no dia 19 deste mês, mas o fogo não se alastrou porque o lixo estava espalhado pelo terreno. No sábado, com novas coletas de lixo acumuladas no lixão, o incêndio tomou força.

Daniel conta que o Corpo de Bombeiros esteve no local, durante a noite de sábado, e gastou cerca de seis mil litros de água tentando cessar o fogo, mas não conseguiu. "Os bombeiros pediram para que a Prefeitura trouxesse uma pá carregadeira para abrir os montes de lixo, que eles retornariam para apagar o foco de incêndio, mas até hoje nada dessa patrola", pontua o advogado.

Ele comenta que mora com a esposa e três crianças de 2, 7 e 12 anos, e que a fumaça densa incômoda a família que não consegue mais ficar em casa, devido à proximidade da residência com o lixão. "Nós vimos funcionários da prefeitura jogando podas de árvore que durante a noite viram combustível pro lixão continuar pegando fogo. A minha casa está totalmente defumada, do forro da cama até a comida", relata Daniel Massaroto.

Fumaça saindo do lixão no início da manhã desta quarta-feira (28). (Foto: Direto das Ruas)
Fumaça saindo do lixão no início da manhã desta quarta-feira (28). (Foto: Direto das Ruas)

Ao Campo Grande News a Sedema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) de Jaraguari, informou que a área onde acontece o incêndio é utilizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura como base para "tampar áreas degradadas na zona rural e para deposito de materiais de poda recolhidos na área urbana". Segundo a nota, a área possui uma cerca que foi cortada por "pessoas mal intencionadas" que depositam resíduos impróprios e atearam fogo.

Ainda segundo a nota, o Secretário Municipal de Infraestrutura foi acionado para retirar o material e acabar com o corrido, e foi notificado para não depositar mais resíduos no local. "O Secretário garantiu que hoje mesmo, a partir do período vespertino, estará iniciando os trabalhos de retirada", esclareceu a Sedema.

(*) Matéria editada às 12h20 para acréscimo de nota.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias