Infestação de caramujos africanos preocupa moradores do Panamá
Colônia invadiu a região e aflige moradores
Problema antigo em Campo Grande, infestação de caramujos africanos invadiu o Bairro Portal do Panamá. Colônia invadiu a rua, preocupando moradores da região. Imagens registradas pelo laserterapeuta Jefferson Araújo, 40 anos, mostram dezenas deles "passeando" pelo bairro.
O morador relata que terreno baldio da região ficou cerca de sete anos sem receber manutenção e há quantidade expressiva de lixo acumulado no local. Em decorrência das chuvas constantes, o entulho se tornou um ambiente propício para a proliferação dos moluscos, que estão entrando nas casas dos moradores.
A preocupação do laserterapeuta é em relação às doenças que podem ser transmitidas pelos caramujos se infectados pelo verme Angiostrongylus Cantonensis, parasita causador da meningite eosinofílica. "Não sabemos o que esta quantidade de caramujos pode causar para a saúde das pessoas do bairro. Alguns vizinhos optaram por recolher em uma sacola e jogar no lixo, mas não sei se é correto".
Perigo de infestação - De acordo com o biólogo José Milton Longo, 55 anos, os caramujos africanos ficam mais ativos no verão por conta do clima quente e chuvoso, propício para a reprodução. O sucesso de colonização desses animais acontece porque eles podem se reproduzir por autofecundação, ou seja, sem a necessidade de um parceiro. "Eles são férteis, colocam muitos ovos, até uma media de 200 ovos por postura, se não tiver perturbação".
O biólogo explica que terrenos com entulho, concreto, animais mortos, hortaliças e até ração de animais são espaços ideais para os caramujos se reproduzirem, pois além de oferecer abrigo, eles se alimentam de matérias orgânicas à deriva. "Eles vão desentocando e ficam mais ativos nessa época do ano, porque a temperatura está mais adequada, com essa chuva eles saem para colonizar as áreas. Tudo que deixar no quintal pode trazer condições de reprodução".
A melhor maneira de evitar a infestação é manter os terrenos, tanto baldios quanto das casas, limpos.
O que fazer? - Em caso de infestação, para evitar contaminação, os moradores devem proteger as mãos antes de limpar o local. O ideal é que esses animais sejam esmagados com um pedaço de madeira ou tijolo e depois enterrados no solo.
O biólogo orienta que seja aberta uma cova e que jogue óxido de cálcio, conhecido popularmente como cal virgem, no solo antes de enterrar os caramujos, para evitar contaminação. Não se deve, sob circunstância alguma, jogar os caramujos vivos em sacos de lixo, rios ou açudes.