Sem geladeira, vacinação em posto no Ana Maria do Couto está suspensa
Equipamento que acondiciona imunizantes está em manutenção desde julho; novo refrigerador está em teste
“Na unidade não tem vacinação, na página consta que sim, mas segundo os funcionários a geladeira está estragada há 3 meses, o atendimento pelo telefone não funciona também. Sendo assim, gostaria que tirassem do calendário da prefeitura ou colocassem mais informações na página para que não aconteça com mais famílias. Avisem a população”, reclamou em sua postagem, Wilson Lima Alves, sobre a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), no Bairro Ana Maria do Couto, em Campo Grande.
Do mesmo sentimento compartilha o corretor de imóveis, Roberto Martins Barbosa, 32 anos, que levou a filha de três meses para vacinar, nesta sexta-feira (28), e ao chegar ao local recebeu a informação de que a geladeira que acondiciona os imunizantes está estragada. Ele teve que se descolar à unidade de saúde do Jardim Aeroporto.
“Toda vez que vou lá não tem aplicação de vacinas. É ruim, porque fazem o chamamento com campanhas para vacinar as crianças, mas quando vamos até o posto não tem o serviço. No meu caso, tenho como ir a outro local porque tenho condução, mas e quem não tem condições?”, indagou.
O que diz a Sesau - De acordo com assessoria de comunicação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a unidade conta com uma câmara fria para o armazenamento dos imunobiológicos que no mês de julho apresentou oscilação de temperatura e, por precaução, foi desativa para que não ocorresse perdas das vacinas. O equipamento está em manutenção e por ser específico leva um período maior de conserto, por isso foi substituído por uma geladeira convencional. Para retomar o serviço suspenso é preciso que o novo refrigerador fique em observação para verificar se atenderá às necessidades da unidade.
A Secretaria informou ainda que a situação tem sido acompanhada de perto para retomar o quanto antes o serviço à população e que os pacientes atendidos na região são encaminhados às unidades: Aero Itália, Silvia Regina e Serradinho, localizados aproximadamente a 2 quilômetros de distância.
Ao todo, são 73 unidades básicas e de saúde da família abertas de segunda a sexta-feira durante todo o dia para vacinação. Aos sábados e feriados são abertas unidades de referência.
Para sugestões e reclamações, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone: 3314 9955
Direto das Ruas - O relato chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.