“Tem gente aqui desde as 8h da manhã”, diz paciente na UPA Leblon
Espera por atendimento enfureceu enfermos que aguardavam por consultas médicas nesta quarta-feira
Além do desconforto trazido por doenças e viroses, pacientes que compareceram à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no Bairro Jardim Leblon, tiveram que lidar com a superlotação do local. Diego Santos, de 32 anos, relatou que pessoas idosas e com doenças mais graves estão no local desde as 8h da manhã desta quarta-feira (15).
De acordo com o técnico em manutenção que está desde as 10h na unidade, a filha de uma senhora precisou chamar atenção dos funcionários para que a mãe fosse atendida.
“Ela começou a falar alto com a atendente e na próxima chamada já foi atendida. Ela ainda falou 'eu não sei o que é prioridade pra vocês, minha mãe tem cinco cirurgias no coração, é hipertensa, tem diabetes e tá com falta de ar'”, disse.
Até o momento, Diego não havia sido atendido na unidade. “Eu to com dor lombar porque trabalho com peso. Vim para passar pelo médico e nada ainda. Tem pessoas idosas, com problemas mais sérios esperando. Demora muito. Eu sou novo e as outras pessoas? Eles falaram que é ordem de prioridade, só que a prioridade deles está bem diferente”, comentou.
A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para averiguar o quadro de profissionais disponíveis. A pasta informou que há sete médicos no local, quatro no atendimento geral e três na emergência e enfermaria.
“De fato a demanda está alta, mas todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar que é até 4 horas para casos de menor gravidade, classificados como azul e verde. A informação de que tem paciente desde 8h não procede. A ficha mais antiga de azul é de 10h40. E de verde 12h30”, finalizou.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.