ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Unidade de Saúde tem desde sala mofada a médico obrigado a pular janela

Única porta da unidade está com problemas e já travou duas vezes, deixando pacientes e funcionários presos

Gabrielle Tavares | 27/01/2023 15:24

Após denúncia de que pacientes ficaram presos por 1 hora dentro da UBS (Unidade Básica de Saúde) Lar do Trabalhador na última quarta-feira (25), novas reclamações surgiram acerca das condições do prédio da unidade. Vídeos encaminhados ao Direto das Ruas mostram paredes e teto mofados e até uma janela que é usada como saída de emergência.

Na quarta, choveu na unidade e o vento bateu a porta de entrada da UBS, que travou e só foi aberta após uma hora, de acordo com uma paciente. Na ocasião, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disse que a unidade possui uma porta nos fundos por onde as pessoas poderiam ter passado, se quisessem. Além disso, ressaltou que o problema foi resolvido após 15 minutos.

Depois da publicação, diversos pacientes contestaram a informação de que havia uma porta nos fundos e até filmaram a única saída existem além da porta da frente: uma janela que dá para a fossa, que está abrindo.

"Até os médicos pularam pela janela para sair. A unidade está condenada pela Vigilância Sanitária, cheia de infiltração, é insalubre. Ela é uma das piores, se tiver um incêndio, não tem nem por onde sair", disse uma paciente, que preferiu não ser identificada.

Ela apontou ainda que o incidente da porta já aconteceu outra vez e foi necessário quebrar o vidro para as pessoas conseguirem abri-la. Vidro que até agora não foi reposto está tampado apenas com um tapume. Contestou também o tempo que a Sesau afirmou que o problema foi resolvido, "ficou mais ou menos uma hora, não foram 15 minutos. Os médicos pularam a janela".

"Chove lá dentro, tem sala lá que está podre de mofo porque chove dentro, o teto está todo com infiltração. Corre risco de molhar a parte elétrica e se pegar fogo, não tem nem por onde sair. Não sei porque os bombeiros não vão lá e interditam. Não entendo, está todo mundo vendo a situação", completou.

Procurada pela segunda vez, a Sesau disse que está ciente dos problemas existentes na unidade e que todas as unidades básicas e de saúde da família do Município, incluindo a UBS Lar do Trabalhador, devem receber melhorias nos próximos dois anos.

"Além disso, algumas intervenções emergenciais e paliativas podem ser realizadas de maneira antecipada até que seja executada a revitalização. Por fim, reiteramos que o episódio ocorrido na data de ontem não trouxe nenhum prejuízo em relação ao atendimento dos pacientes e o problema foi solucionado em menos de 15 minutos", pontuou a secretaria.

Direto das Ruas - O pedido de ajuda chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.  

Clique aqui e envie agora uma sugestão.  

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias