ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 25º

Economia

BC tem calendário para consultar “dinheiro esquecido”

Primeiro passo é acessar o site Valores a Receber e informar CPF e data de nascimento

Aline dos Santos | 14/02/2022 08:11
Sistema de consulta de "dinheiro esquecido" na rede bancária foi liberado hoje pelo Banco Central. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Sistema de consulta de "dinheiro esquecido" na rede bancária foi liberado hoje pelo Banco Central. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Com a consulta ao sistema Valores a Receber, conhecido popularmente como “dinheiro esquecido” em bancos, disponível a partir de hoje (dia 14), o Banco Central divulgou o calendário de pagamento.

Para quem nasceu antes de 1968 (incluindo pessoas e empresas), o período de consulta e resgate vai de 7 a 11 de março, com repescagem em 12 de março para quem perdeu a data agendada.

Aos nascidos entre 1968 e 1983, o período de agendamento se estende de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Para quem nasceu depois de 1983, o período de agendamento vai de 21 a 25 de março, sendo a repescagem em 26 de março.

A consulta aos valores deve ser feita no site Valores a Receber (clique aqui), disponibilizado pelo Banco Central. No caso de pessoa física, basta informar CPF e data de nascimento. Se a reposta for o frustrante “Atualmente você não tem valores a receber”, o sistema orienta fazer nova consulta a partir de 2 de maio, quando será aberto um novo período de verificação.

Caso a pesquisa reporte que há dinheiro esquecido, é informado o calendário para consulta e resgate do saldo. Nesta primeira etapa, não aparece o valor a reaver. Para empresas, deve ser informado o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

A estimativa é de que haja R$ 4 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de consumidores e empresas só nesta primeira fase. A quantia total chega a R$ 8 bilhões.

Orientações - Veja o passo a passo para consultar e resgatar os valores na data e período de seu agendamento:

1 - Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site (clique aqui) ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;

2- Volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;

3 - Se você perder sua data e período de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário.

4 - Se você também perder seu sábado de repescagem, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

Calendário para liberações de valores foi divulgado nesta segunda-feira. (Arte: Thiago Mendes)
Calendário para liberações de valores foi divulgado nesta segunda-feira. (Arte: Thiago Mendes)

Fuja dos golpistas - O Banco Central alerta para golpes e fez comunicado taxativo: “NÃO enviaremos links e NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber”.

A instituição orienta para não clicar em links enviados por e-mail, SMS (mensagem de texto), WhatsApp, Telegram, além de não efetuar qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

“Depois que você acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que você escolheu entrará em contato para realizar a transferência”, informa o Banco Central.

Mesmo nesse caso específico, a instituição não pode pedir que você informe seus dados pessoais, nem sua senha.

Nos siga no Google Notícias