BNDES anuncia financiamento de R$ 3,7 bi para logística de grupo em MS
Projeto permitirá a ampliação do escoamento de minérios que são extraídos em Corumbá
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou financiamento de R$ 3,7 bilhões para a LHG Logística, da mineradora LHG Mining (novo nome da J&F Mineração), que atua em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Valor Econômico, os recursos são do Fundo de Marinha Mercante e voltados para a construção de 400 balsas e 15 empurradores. O banco informou que o projeto permitirá a ampliação do escoamento na logística de minérios que são extraídos em Corumbá e carregados nas barcaças, atravessando 2.500 km pela hidrovia, cruzando o Paraguai, até chegar ao terminal marítimo de Nova Palmira, no Uruguai.
Conforme o BNDES, as embarcações serão usadas para o transporte hidroviário de minérios de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai. O investimento, segundo o banco, representará aumento de 16% da frota nacional de transporte de carga para navegação interior (em rios, lagoas e canais) e a geração de cerca de 5,5 mil empregos diretos e indiretos.
Com sede e operações no Mato Grosso do Sul, a LHG Mining tem as minas de Santa Cruz e Urucum, nos municípios de Corumbá e Ladário, com vastas reservas de minério de ferro de alto teor e manganês.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.