ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

Riedel se encontra com presidente uruguaio para estreitar relações comerciais

Encontro em Montevidéu começa às 17h30 com embaixador do Brasil no Uruguai

Por Gabriela Couto | 14/08/2024 07:41
Transporte de mercadorias pelo Rio Paraguai (Foto: Toninho Ruiz) 
Transporte de mercadorias pelo Rio Paraguai (Foto: Toninho Ruiz)

Governador Eduardo Riedel (PSDB) segue em Motevidéu, capital do Uruguai, nesta quarta-feira (14). A comitiva de Mato Grosso do Sul composta pelos secretários de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck e de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, está no país vizinho desde ontem à tarde.

Hoje, a assessoria de imprensa de Riedel confirmou agendas oficiais com o embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Leal Raposo Lopes, às 17h30 e com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, às 19h. Esta é a primeira vez que as autoridades se encontram. Na agenda presidencial não foi divulgada a reunião.

Apesar de não ter sido publicado detalhes do que será debatido entre Riedel e Lacalle Pou, o Uruguai tem uma importante relação comercial com Mato Grosso do Sul. O país tem interesse na hidrovia Paraguai-Paraná, um dos trechos mais extensos e importantes da navegação interior internacional.

O processo de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai deve ser concluído em 2025.  A projeção é ter um fluxo de cargas de 42.226.778.

Localizada na região hidrográfica do Paraguai, tem seu início no município de Cáceres, interior de Mato Grosso, com trechos nas fronteiras entre Brasil e Bolívia e entre Brasil e Paraguai. Passa pelo território paraguaio até a confluência com o rio Paraná, continua por Rosário, em território argentino, até alcançar o oceano Atlântico, em Nova Palmira, no Uruguai.

Ao todo são 3.442 km navegáveis, sendo 1.720 km em terras brasileiras, passando por cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

A integração logística é uma das prioridades do governador para fortalecimento da economia. Dentre os interesses comerciais entre o país vizinho e o Estado está a compra do etanol sul-mato-grossense, fertilizantes líquidos, grãos, derivados de milho, açúcar, minérios e contêineres.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias