ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Bônus para estimular conversões ao gás natural veicular começam a ser entregues

A medida faz parte da Política de Incentivo ao uso do GNV, lançada em junho pelo Governo do Estado

Danielly Escher | 11/08/2023 17:15
Posto de combustíveis com propaganda de incentivo à conversão para o gás natural veicular (Foto: divulgação)
Posto de combustíveis com propaganda de incentivo à conversão para o gás natural veicular (Foto: divulgação)

Começou nesta sexta-feira (11) a entrega do "Voucher GNV Gás", um vale de R$ 1 mil destinado aos motoristas que fizerem conversões para o combustível menos poluente. Com este valor, o veículo pode rodar até 3 mil km usando gás natural veicular. O bônus é concedido pela MS Gás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul) por meio de um cartão com crédito, em especial aos profissionais de aplicativos e taxistas.

A medida faz parte da Política de Incentivo ao uso do GNV, lançada em junho pelo Governo do Estado, em que houve redução de 17% para 12% no ICMS para expansão da rede de GNV. O governo também deu isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos movidos a GNV e a isenção de taxas de vistoria e documentação cobradas pelo Detran-MS e das taxas de serviço no processo de conversão dos veículos.

Segundo o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, o Voucher GNV é mais um benefício do governo para os motoristas de aplicativo e mais um passo rumo à meta do Estado de se tornar Carbono Neutro em 2030. “O Voucher integra este programa de incentivo ao uso do GNV no Estado que é transversal. Nossa meta, além de estimular o uso do combustível menos poluente, é incrementar a política de tornar o Estado com menos emissão de carbono até 2030", salientou.

O coordenador de Negócios da Semadesc, Augusto Castro, lembrou que o consumo de GNV está aumentando nos postos. "Estamos expandindo o uso de gás no Estado, em breve isso estará em Três Lagoas com mais postos para que se possa sair do nosso Estado utilizando o GNV", frisou.

Um dos beneficiados com o Voucher GNV, o motorista de aplicativo Antônio João de Lima, de 65 anos, destacou que "com a isenção das taxas de documento, isenção de IPVA e o Voucher GNV vão fazer uma diferença muito grande para a gente que trabalha neste mercado".

O Governo do Estado estima que com a política de incentivos sejam convertidos mil veículos, somente em Campo Grande, elevando assim o consumo em 100% de GNV, passando de 270 mil/mês para 540 mil metros cúbicos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias