Bônus para estimular conversões ao gás natural veicular começam a ser entregues
A medida faz parte da Política de Incentivo ao uso do GNV, lançada em junho pelo Governo do Estado
Começou nesta sexta-feira (11) a entrega do "Voucher GNV Gás", um vale de R$ 1 mil destinado aos motoristas que fizerem conversões para o combustível menos poluente. Com este valor, o veículo pode rodar até 3 mil km usando gás natural veicular. O bônus é concedido pela MS Gás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul) por meio de um cartão com crédito, em especial aos profissionais de aplicativos e taxistas.
A medida faz parte da Política de Incentivo ao uso do GNV, lançada em junho pelo Governo do Estado, em que houve redução de 17% para 12% no ICMS para expansão da rede de GNV. O governo também deu isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos movidos a GNV e a isenção de taxas de vistoria e documentação cobradas pelo Detran-MS e das taxas de serviço no processo de conversão dos veículos.
Segundo o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, o Voucher GNV é mais um benefício do governo para os motoristas de aplicativo e mais um passo rumo à meta do Estado de se tornar Carbono Neutro em 2030. “O Voucher integra este programa de incentivo ao uso do GNV no Estado que é transversal. Nossa meta, além de estimular o uso do combustível menos poluente, é incrementar a política de tornar o Estado com menos emissão de carbono até 2030", salientou.
O coordenador de Negócios da Semadesc, Augusto Castro, lembrou que o consumo de GNV está aumentando nos postos. "Estamos expandindo o uso de gás no Estado, em breve isso estará em Três Lagoas com mais postos para que se possa sair do nosso Estado utilizando o GNV", frisou.
Um dos beneficiados com o Voucher GNV, o motorista de aplicativo Antônio João de Lima, de 65 anos, destacou que "com a isenção das taxas de documento, isenção de IPVA e o Voucher GNV vão fazer uma diferença muito grande para a gente que trabalha neste mercado".
O Governo do Estado estima que com a política de incentivos sejam convertidos mil veículos, somente em Campo Grande, elevando assim o consumo em 100% de GNV, passando de 270 mil/mês para 540 mil metros cúbicos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.