Brasil importará arroz dos Estados Unidos e Tailândia, diz Tereza Cristina
Isenção de 10% a 12% para o arroz em casca e beneficiado, respectivamente, vale para cota de 400 mil tonelada até o fim do ano
Estados e Tailândia deverão ser os mais beneficiados com exportação de arroz para os brasileiros, segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com a taxa zero para importação do item de países de fora do Mercosul.
A isenção de 10% a 12% para o arroz em casca e beneficiado, respectivamente, vale para cota de 400 mil tonelada até o fim do ano.
De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o volume representa cerca de 35% das importações brasileiras projetadas.
“Agora, é claro que o arroz demora um pouco para entrar. Ele vem basicamente dos Estados Unidos e Tailândia, que são os países que podem exportar porque é o mesmo tipo de arroz. Nós temos outros países produtores, mas é de outro tipo”, disse.
O presidente da Conab, Guilherme Bastos, afirmou a agência de notícias Reuters que muitas indústrias já estão com as compras agendadas em diversos países e citou Estados Unidos e Tailândia como origens do produto.