ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

CPF irregular pode suspender Bolsa Família de mil campo-grandenses

Regularização pode ser feita pela internet e em unidades de atendimento social

Por Gustavo Bonotto | 18/12/2023 20:16
Beneficiária segura cartão do Bolsa Família. (Foto: Roberta Aline/MDS)
Beneficiária segura cartão do Bolsa Família. (Foto: Roberta Aline/MDS)

1.740 das 63.127 famílias campo-grandenses que recebem Bolsa Família poderão perder o benefício em janeiro de 2024 por inconsistências no Cadastro Único e irregularidades no CPF (Cadastro de Pessoa Física), informa o Governo Federal nesta segunda-feira (18), em nota à imprensa.

Segundo o comunicado do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), a medida faz parte das instruções normativas instauradas pelo programa social através da Senarc/MDS nº 33/2023. Grupos familiares terão o benefício bloqueado no próximo mês. O prazo de regularização termina após seis meses.

Caso exista alguma pendência, o beneficiário precisa regularizar a situação pela internet, via Receita Federal ou Cadastro Único. Normalmente, o processo para corrigir pendências é rápido e atualiza as informações rapidamente, mas em alguns casos a pessoa precisa enviar documentos para a Receita Federal por e-mail.

Como descobrir se estou irregular? - O governo está informando, por mensagens de celular e e-mail, quando há alguma situação incomum com o CPF. A informação também está acessível pelos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem. É possível consultar manualmente pelo portal Gov.br, através da guia Meu CPF.

Em um navegador, acesse gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf. Com login e senha informados, basta clicar na sessão "Consultar CPF" e "Iniciar". Nesta etapa, digite os 11 números do CPF e a data de nascimento do beneficiário.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias