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Economia

Plano de companhias aéreas inclui passagem promocional de R$ 100 a R$ 800

Preços acessíveis servem para que mais pessoas tenham acesso a viagens em 2024

Por Izabela Cavalcanti | 04/01/2024 12:28
Parte de check-in no Aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Parte de check-in no Aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

As três principais companhias aéreas (Latam, Gol, Azul) vão ofertar passagens aéreas que variam de R$ 100 a R$ 800 por trecho, para que a população possa ter acesso a mais viagens em 2024. Mas ainda não foram divulgados valores por destino. A medida faz parte do Programa de Universalização do Transporte Aéreo, do Governo Federal.

Com partida de Campo Grande, destinos como São Paulo, para o mês de março, já são oferecidos por R$ 248 por trecho. Para Brasília, o valor é mais baixo: R$ 238,91. Mas não há informação se esse preço já é o referente à campanha.

A secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Mara Bethânia Gurgel, destaca como positiva a ação, tendo em vista que vai movimentar a economia local e impulsionar o turismo.

"As ações refletem positivamente na economia local, principalmente em alguns setores, como o ramo hoteleiro, gastronomia, comércio e entretenimento. A capital consagrada pela vocação do turismo de eventos e negócios tem pluralidade e riqueza cultural, além de muitas belezas naturais. Com certeza a redução das passagens áreas vai impulsionar o turismo na nossa região", destacou.

Em maio do ano passado, Campo Grande foi a única cidade de Mato Grosso do Sul a conquistar nota máxima pelo Mapa do Turismo Brasileiro 2023. Dos 1,8 mil municípios analisados, apenas 47 (2,56%) receberam nota “A” pelo turismo que oferecem. O resultado foi divulgado no site do MTur (Ministério do Turismo).

Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas ficaram com letra "B". Rio Verde está na posição "C".

"O Ministério do Turismo classificou Campo Grande como a única cidade de Mato Grosso do Sul com a nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023", lembrou Mara.

O Campo Grande News entrou em contato com as empresas e dentre as ações divulgadas estão valores acessíveis para passagens compradas com antecedência; campanhas semanais com preços mais em conta; ampliação de assentos; preços diferenciados para situação de emergência, entre outros. As companhias ainda não especificaram os dias de antecedência para poder valer o desconto.

Além disso, também tem o programa “Voa Brasil” esperado desde o ano passado. A previsão é de que seja anunciado na segunda semana de janeiro.

Planos – A Gol anunciou que terá duas campanhas semanais noturnas para emissões de passagens pelo site, uma para voos comprados com mais antecedência, com tarifas entre R$ 100 e R$ 599; a outra para viagens na mesma semana, com valores de R$ 600 a R$ 800.

Já voos comprados com curta antecedência e com tarifas mais altas terão bagagem incluída. As tarifas acima de R$ 2 mil terão bagagem e remarcação mais flexível.

Formalização da disponibilidade de tarifas de assistência emergencial com desconto de até 80%, como para quem teve falecimento de um parente direto, por exemplo.

Com essas medidas, a Companhia estima que ao longo de 2024 sejam vendidas cerca de 15 milhões de passagens por até R$ 699.

A Azul anunciou a oferta de 10 milhões de assentos por ano com preços de até R$ 799 e a criação de uma nova classe tarifária com preços diferenciados para clientes que comprarem com menos antecedência.

Aqueles que tiverem situação emergencial também terão condições especiais e que ainda serão definidas.

Por fim, a Latam informou que terá uma promoção de, pelo menos, uma rota com passagem abaixo de R$ 199.

Além disso, vai adicionar 10 mil assentos todos os dias em 2024, totalizando mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano.

A partir de 2024, a validade dos pontos deixa de ser de 2 anos desde que o cliente voe com companhia. Ou seja, os pontos não ficarão vencidos desde que mantenha os voos com a Latam.

Também vai investir em campanhas publicitárias para ensinar os consumidores a comprarem passagens aéreas mais baratas.

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