ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Taxas sobem, cliente perde “moral” com banco e venda de carros cai 39% em MS

Falta de modelos a pronta entrega também afeta venda, mas quem não abre mão procura opções e encara taxas

Caroline Maldonado | 20/02/2022 08:50
Veículos novos em concessionária da Capital (Foto: Arquivo/Henriquue Kawaminami)
Veículos novos em concessionária da Capital (Foto: Arquivo/Henriquue Kawaminami)

Gente que antes comprava carro novo financiado com taxa de juros de 0,99% ao mês, o que é muito bom, está tendo surpresa na hora da aprovação de crédito. Desde que a pandemia gerou uma crise econômica e a falta de componentes eletrônicos, a chamada “crise dos chips”, começou a faltar carros nas concessionárias e cada mês é imprevisível para os vendedores.

Em janeiro, a venda de carros novos teve queda de 39,5% e a de seminovos e usados caiu 37,5%, na comparação com dezembro de 2021, em Mato Grosso do Sul.

O primeiro mês do ano teve gente procurando carro novo e desistindo da venda na hora que percebeu que perdeu a “moral” com os bancos. Tanto nas concessionárias, quanto nas garagens de carros usados, os vendedores relatam que o maior motivo na queda das vendas têm sido os juros altos.

Em dezembro do ano passado, as concessionárias de MS venderam 2.810 carros novos. Em janeiro, o número caiu para 1.699. No primeiro mês de 2021 as vendas também foram melhores, com 2.318 carros vendidos, o que significa queda de 26%. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

No caso dos seminovos e usados, caiu de 10,7 mil para 6,6 mil o número de vendidos, de dezembro para janeiro, segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

Consultor de vendas em concessionária da Capital, Mateus Sthefano Xavier (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Consultor de vendas em concessionária da Capital, Mateus Sthefano Xavier (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Consultor de vendas em concessionária da Capital, Mateus Sthefano Xavier conta que os clientes têm se surpreendido com as taxas de juros para financiamento.

Score baixo - “Tem cliente que já tem um bom relacionamento com o banco e, antes, conseguia taxa de 0,99% ao mês, mas hoje consegue 1,5% ou 2%. Alguns compram assim mesmo, outros deixam ‘quieto’ e preferem aguardar mais um pouco ou procuram o seminovo para compensar e conseguir pagar menos”, explica o consultor.

Na revenda de seminovos e usados, a situação é a mesma. O vendedor de uma multimarcas de Campo Grande, Lucas Oliveira tem clientes que antes conseguiam até taxas de 0,80%, mas agora ficam tristes com a avaliação do banco.

“O score das pessoas está pior. Tive uma cliente que sempre trocava de carro e pegava até zero e hoje veio procurar o financiamento, mas o banco não aprovou todo o valor do carro e ela desistiu da compra”, conta.

Score é um modelo estatístico do Serasa, que é responsável pela maior base de dados da América Latina e consultado por bancos e lojas. O cálculo é feito com base em informações relevantes para a análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos, ou seja, quem tem contas em atraso vê o score baixar. Com o score mais baixo, o banco oferece juros mais altos. “Os juros têm sido de 1% a 2%”, detalha Lucas.

Chevrolet Onix em concessionária da Capital (Foto: Arquivo/ Kísie Ainoã)
Chevrolet Onix em concessionária da Capital (Foto: Arquivo/ Kísie Ainoã)

Mais vendidos - A lista de fevereiro, divulgada pela Fenabrave, mostra o Chevrolet Onix em primeiro lugar, com 78 vendidos em MS. Em segundo, vem o Fiat Cronos; em terceiro o Toyota Corolla Cross; o quarto é o Hyundai Creta; o quinto é o Chevrolet Onix Plus. O último da lista dos 20 mais vendidos é o Volkswagem Nivus, lançado em 2020 e eleito o Carro do Ano 2021 pela revista Autoesporte.

O maior atrativo do Onix tem sido a economia e variedade de modelos, segundo o gerente de vendas da Perkal Chevrolet, Carlos Vila Maior. “Há 33 opções diferentes de Onix. As pessoas perguntam muito sobre consumo e ele faz 13,8 quilômetros com gasolina na cidade e 16,6 km na estrada. O mais simples sai por R$ 73.890, mas tem muitos itens inclusos, como ar-condicionado, direção elétrica, banco traseiro bipartido, trava elétrica, entre outros”, detalha.

Entre os seminovos e usados, o mais vendido em MS é o Volksvagem Gol, com 842 unidades negociadas. Em seguida, estão o Fiat Uno, o Toyota Corolla, o Hyundai HB20 e o Fiat Pálio. O último na lista dos dez mais vendidos é o Chevrolet Celta.

Nos siga no Google Notícias