Trabalhadores nascidos em janeiro já podem sacar FGTS de aniversário
Modalide é válida desde 2020, em todo Brasil
Trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) começam a ter acesso à cota referente ao ano de 2023. Retiradas ocorrem conforme mês de aniversário. Em todo Brasil, cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque nesta semana, desde segunda-feira (2).
Em vigor desde 2020, a modalidade permite retirar parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. Até agora, cerca de 17,8 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário.
O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador. Confira o calendário:
- Janeiro: 2 de janeiro a 31 de março
- Fevereiro: 1º de fevereiro e 28 de abril
- Março: 1º de março a 31 de maio
- Abril: 3 de abril a 30 de junho
- Maio: 2 de maio a 31 de julho
- Junho: 1º de junho a 31 de agosto
- Julho: 3 de julho a 29 de setembro
- Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro: 1º de setembro a 30 de novembro
- Outubro: 2 de outubro a 29 de dezembro
- Novembro: 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
- Dezembro: 1º de dezembro a 29 de fevereiro de 2024
A adesão a esse tipo de modalidade é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. Se quiser receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte.