Usina anuncia expansão de produção de biogás e biometano em MS
Serão investidos R$ 225 milhões; até o final de 2027 serão construídos dois novos biodigestores
A Adecoagro irá expandir a Usina Ivinhema, primeira planta de biogás e biometano em Mato Grosso do Sul. O investimento de R$ 225 milhões foi anunciado nesta quinta-feira (11) e vai quintuplicar a produção do combustível feito a partir da vinhaça da cana-de-açúcar.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) participou do evento e ressaltou a importância do investimento para a política de sustentabilidade do Estado. "Uma empresa que desenvolve com ciência e conhecimento novas tecnologias, que quebram barreiras. Nosso objetivo é criar um bom ambiente de negócios no Estado, que dê confiança para iniciativa privada", disse.
"Este empreendimento tem incentivo fiscais do Estado porque acreditamos neste modelo sustentável, onde vamos nos tornar um Estado Carbono Neutro até 2030. Isto vai gerar recursos para investir em quem estiver lá na ponta, para levar bem-estar às pessoas", concluiu.
A obra de expansão da planta tem início no segundo semestre deste ano e irá gerar 80 novos empregos durante a implementação e mais 40 quando estas atividades estiverem em funcionamento. Até o final de 2027 serão construídos dois novos biodigestores em sequência, que juntos terão capacidade de produzir até 30 mil Nm³ de biometano por dia.
As pesquisas da Adecoagro com biogás e biometano começaram em 2010 e no ano de 2018 o primeiro biodigestor entrou em funcionamento. Já em 2021, a companhia se tornou a primeira usina do Brasil a emitir Certificados de Gás Natural Renovável, conhecidos como GAS-REC.
"Este projeto, com tecnologia própria, resultado de extensiva pesquisa e aprendizado para dominar o processo e garantir a estabilidade da produção, é modular, tecnologicamente avançado e economicamente viável e opera 365 dias do ano. A prioridade será abastecer nossa frota de maneira crescente", afirma o vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil, Renato Junqueira Santos Pereira.
De acordo com a empresa, cerca de 130 equipamentos, incluindo veículos leves, caminhões, tratores e motobombas, já utilizam biometano com as tecnologias mais recentes disponíveis.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.