Alunos de escolas públicas de MS conquistam ouro na Olimpíada de Matemática
Ao todo, oito estudantes conquistaram medalhas de ouro, sendo dois na Rede Municipal e seis da Rede Estadual
A Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) divulgou nesta sexta-feira (20) a lista de premiados da sua 19ª edição, e Mato Grosso do Sul brilhou com oito estudantes que conquistaram medalhas de ouro. Esses alunos, provenientes de diferentes municípios e níveis de ensino, representaram tanto a Rede Municipal quanto a Rede Estadual de Educação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
```html
A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) premiou oito estudantes de Mato Grosso do Sul com medalhas de ouro. A competição, que teve mais de 18,5 milhões de inscritos, reconhece talentos em matemática e incentiva a inclusão social. Os alunos sul-mato-grossenses premiados representam diferentes níveis de ensino (fundamental e médio) e redes de educação (municipal e estadual), e receberão prêmios que incluem bolsas e oportunidades em programas de iniciação científica e graduação.
```
Reconhecida como a maior competição científica do Brasil, a Obmep reúne estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e tem como objetivo promover o estudo da matemática, identificar talentos e incentivar a inclusão social por meio do conhecimento. Neste ano, a competição bateu recordes, com mais de 18,5 milhões de participantes inscritos na primeira fase, representando 56.516 escolas de 5.564 municípios brasileiros — uma cobertura de 99,9% dos municípios do país.
Os oito medalhistas de ouro de Mato Grosso do Sul são alunos do Nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e Nível 3 (ensino médio). Confira os premiados e suas respectivas escolas:
Nível 1 – Alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
- José Henrique Mareco de Souza – C. Educ. Mul. Criança Esperança II – Rio Brilhante (Rede Municipal).
- Heitor Brites Oleksyw – EE Dom Aquino Correia – Amambai (Rede Estadual).
- Mariana Marilin Moreira – EM Irene Szukala – Campo Grande (Rede Municipal).
- Maurício Schmidt Sozza – EE Coração de Maria – Campo Grande (Rede Estadual).
Nível 2 – Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- João Luiz Naujalis Dantas – CEM-Cecília Meireles – Chapadão do Sul (Rede Municipal).
- Lucas Araújo Bezerra – Centro Est. de Atend. Mult. para Altas Hab/Superdotação – Campo Grande (Rede Estadual).
- Victhor Rodrigues Medina – EMEIEF Ver. Odercio Nunes de Matos – Naviraí (Rede Municipal).
- Renan Vitor de Oliveira Culere – EM Padre José Valentim – Campo Grande (Rede Municipal).
- Arthur Pereira Vale – EE Adventor Divino de Almeida – Campo Grande (Rede Estadual).
Nível 3 – Alunos do Ensino Médio
- Cássio Queiroz Minozzo – Centro Est. de Atend. Mult. para Altas Hab/Superdotação – Campo Grande (Rede Estadual).
- Tiago França Blanco – EE Prof. Severino de Queiroz – Campo Grande (Rede Estadual).
- Anízio Silva Correia Júnior – EE Jorge Amado – Chapadão do Sul (Rede Estadual).
- Jean Flavio Zapata Tezini – EE Coração de Maria – Campo Grande (Rede Estadual).
A Obmep foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Ela é dividida em quatro níveis:
- Nível 1: Para estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
- Nível 2: Para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.
- Nível 3: Voltado para o ensino médio.
Neste ano, os medalhistas nacionais receberão convites para participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.), que oferece aulas avançadas para aprofundar os conhecimentos em matemática. Os alunos premiados de escolas públicas também serão contemplados com uma bolsa de R$ 300 por mês, financiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Além disso, os vencedores do Nível 3 terão a oportunidade de disputar uma das 100 vagas no Impa Tech, a graduação de excelência em matemática oferecida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O curso, voltado para matemática, tecnologia e inovação, foi inaugurado no ano passado e oferece alojamento e auxílio financeiro aos aprovados.
A competição vai além do reconhecimento dos estudantes, premiando também professores, escolas e secretarias de educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. A cerimônia de premiação, que ocorrerá em 2025 em data a ser definida, reforça a relevância do evento como estímulo ao aprendizado e à valorização do ensino público no Brasil.
Além das 500 medalhas de ouro, a Obmep também distribuiu 1.500 medalhas de prata, 4.500 de bronze e 45 mil certificados de menção honrosa para estudantes de escolas públicas em todo o Brasil. O empenho dos professores e o apoio das secretarias municipais e estaduais de educação têm sido fundamentais para o sucesso de alunos como os de Mato Grosso do Sul, que se destacaram entre milhões de participantes.