ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Inscrições para o Encceja 2023 já estão abertas

Interessados poderão se inscrever até 2 de junho

Gustavo Bonotto, com Agência Brasil | 22/05/2023 23:15
Inscrições para o Encceja 2023 já estão abertas
Cartão de redação do Encceja 2023. (Foto: Ana Carla Sodré/Inep)

As inscrições para o Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foram abertas a partir desta segunda-feira (22). Os interessados na conclusão do ensino médio poderão se inscrever até o início de junho.

O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio.

A aplicação das provas para os ensinos fundamental e médio está prevista para 27 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.

Após realizar a inscrição, para acessar a página do participante, o inscrito deve utilizar o login único de acesso à plataforma Gov.br. Ele é necessário, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informações do cartão de confirmação de inscrição, como os horários da aplicação.

O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

A participação é voluntária e gratuita, exceto para aqueles que se inscreveram na edição anterior e não compareceram, não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada.

Nesse caso, caso queira fazer o exame de 2023, o estudante deverá ressarcir ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o valor de R$ 40. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até 9 de junho.

Clique aqui e acesse o portal de inscrição do exame.

Nos siga no Google Notícias