ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Para evitar redações zeradas, banca do Enem lança manual de dicas e revisões

Exame de acesso à graduação será aplicado em menos de um mês

Por Gustavo Bonotto | 02/10/2024 21:44
Estudante responde a caderno de questões do Enem. (Foto: Alexandre Campbell/Agência Brasil)
Estudante responde a caderno de questões do Enem. (Foto: Alexandre Campbell/Agência Brasil)

A banca responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) disponibilizou, nesta quarta-feira (2), cartilha de redação que busca esclarecer dúvidas e os critérios técnicos para uma boa nota no certame, marcado para 3 de novembro.

Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), além das informações sobre a matriz de referência da prova, há exemplos comentados de redações que receberam pontuação máxima (1.000 pontos) no exame em 2023.

Entre as competências exigidas no Enem, estão o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e dos argumentos para defender um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado.

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Serão dois avaliadores para cada texto. A nota final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos avaliadores.

Alguns critérios podem fazer com que a nota seja zero: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

No dia 3 de novembro, primeiro dia do exame, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Será proposta uma situação-problema, que servirá de base para o desenvolvimento da redação.

Concorrência - Ao todo, 65.099 estudantes de Mato Grosso do Sul se inscreveram no Enem 2024. No país foram 5.055.699 inscrições. Mais da metade dos inscritos, sendo 2.731.757 estudantes, não vai precisar pagar a taxa de inscrição porque teve a solicitação de isenção aprovada. Os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do ensino médio, correspondem a 1.655.721 inscritos, sendo que 1.330.364 inscrições desse grupo foram gratuitas; e 325.357 deverão ser pagas.

Este ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, os dois primeiros domingos do mês. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h (horário de Brasília) nos dois dias. Os candidatos poderão começar a responder às 13h30. O término das avaliações será às 19h no primeiro dia de aplicação e às 18h30 no segundo dia.

A divulgação do gabarito está prevista para 20 de novembro. O resultado final será publicado em 13 de janeiro de 2025.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias