ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

Perito de MS está entre vencedores de "oscar do serviço público"

Mateus Polastro desenvolveu ferramenta em 2009 e ganhou o mundo com sistema inovador

Marcos Rivany | 15/12/2020 17:59
Mateus durante apresentação de ferramenta em congresso internacional. (Foto: Arquivo Pessoal)
Mateus durante apresentação de ferramenta em congresso internacional. (Foto: Arquivo Pessoal)

O objetivo foi otimizar tempo e ter mais segurança na investigação. Esse é resumo do projeto inovador que saiu das mãos do perito da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, Mateus de Castro Polastro, e ganhou repercussão nacional e mundial. Nesta terça-feira (15), às 17h (MS), Mateus foi anunciado como um dos vencedores na categoria Segurança Pública do Prêmio Espírito Público, considerado por ele mesmo um "oscar do serviço público".

Mateus falou com o Campo Grande News em primeira mão e contou sobre a trajetória até chegar como vencedor de um prêmio de renome nacional. Ele é criador da ferramenta forense "NuDetective", um sistema revolucionário, desenvolvido para facilitar na captação de materiais armazenados em computadores de investigados no crime de pedofilia.

“Quando eu criei [sistema] não tinha noção de que ia se tornar algo grande. Hoje dezenas de países usam”, revela Mateus.

Criada em 2009, um ano após mudanças no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a ferramenta foi desenvolvida após Mateus e colegas da perícia da PF gastarem muito tempo procurando por arquivos de investigados. O ápice foi quando ele gastou quase um dia inteiro procurando por arquivos em 15 computadores de uma lan house. Um trabalho que foi possível ser otimizado com ajuda do aplicativo.

“Para avaliar uma máquina inteira manualmente levaria em média até 12 horas, com o sistema, em média, é gasto 1 hora para ter os resultados”

Primeiro foi Campo Grande que pode usufruir da inovação. Tempos depois, outros estados passaram a solicitar e por fim, Mateus viu seu sistema ganhar os olhares e pedidos de outros países, como a Espanha.

Mas, o perito não parou só na criação e quis dividir e aprender ainda mais. Ele levou a “NuDetective” para o ambiente acadêmico, através de artigos. Apresentou o projeto em feiras, congressos nacionais e internacionais. Hoje, a ferramenta foi inserida em estudos universitários.

Mateus em fotos durante cerimônia online. (Reprodução Youtube)
Mateus em fotos durante cerimônia online. (Reprodução Youtube)

Mateus ainda destaca a questão da segurança do sistema. “O intuito inicial era facilitar o trabalho da PF. A ferramenta é altamente segura, com código próprio e só pessoas autorizadas têm acesso”, explica.

Há 1 ano, o Prêmio Espírito Público surgiu para Mateus Polatro. O perito não conhecia nada sobre, mas foi estudando e resolveu inscrever o projeto dentro da categoria ‘Segurança Pública’. Ele e mais 14 inscritos são considerados vencedores.

O prêmio - Essa é a terceira edição do Prêmio Espírito Público, que esse ano recebeu quase 3 mil inscrições de todo o Brasil. O Centro-Oeste foi a segunda região que mais teve inscritos. Mato Grosso do Sul já foi agraciado com uma vencedora no ano passado, na mesma categoria.

As categorias do prêmio são: Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Governo Digital e Gestão de Pessoas. A cerimônia foi realizada de forma virtual, transmitida ao vivo pelo canal do prêmio.

O evento é realizado por 5 organizações e tem parceria com mais de 20 instituições, valorizando criações de grande relevância social. Ao todos entre os vencedores, foram distribuídos R$ 180 mil em prêmios, além de uma medalha que leva o nome da premiação.

Mateus concorreu ao destaque com outros três projetos inovadores. (Foto: Reprodução Youtube)
Mateus concorreu ao destaque com outros três projetos inovadores. (Foto: Reprodução Youtube)


Nos siga no Google Notícias