Saúde aposta em mutirão de vacinação infantil para retorno seguro às aulas
Ação envolvendo saúde e educação prevê vacinar crianças de 5 a 11 anos, entre os dias 7 e 12 de fevereiro
Com a proximidade da volta às aulas neste 1º semestre de 2022, as secretarias de Educação dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul definiram o retorno das atividades de crianças e adolescentes no modelo 100% presencial a partir do dia 14 de fevereiro. Na Rede Estadual de Ensino, o retorno está mantido para o dia 3 de março.
Para garantir um retorno seguro aos estudantes, gestores das áreas da saúde e da educação se reuniram de forma virtual na tarde desta segunda-feira (31), para debater a volta às aulas em meio à pandemia de covid-19 e a epidemia de gripe.
No encontro, ficou definido a realização de um mutirão de vacinação para imunizar crianças de 5 a 11 anos, em todos os municípios, entre os dias 7 e 12 de fevereiro.
“Tem alguns municípios que vão vacinar nas escolas, escolhendo uma unidade mais centralizada. Teremos outra reunião para consolidar a estratégia, mas faremos uma mobilização de 7 a 12 de fevereiro. Acreditamos que todos os pais serão responsáveis e vacinarão seus filhos”, adiantou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.
O titular da pasta avalia que mesmo diante da nova onda das doenças, não há motivos para a manutenção das aulas híbridas ou remotas na educação pública. “Não há razão para voltar às aulas remotas. Isso acabou criando um fosso ainda maior de aprendizagem entre as crianças da rede privada e a pública”, avaliou Resende.
Estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) aponta que Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos de idade que estão aptas a se vacinarem. Mato Grosso do Sul já recebeu 36.600 doses pediátricas para vacinar crianças de 5 a 11 anos e, até o momento, 35.169 doses já foram aplicadas. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, o Estado possui 246.441 aptos a se vacinar, deste público, 217.999 estão com o esquema vacinal completo.