ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Sete planetas se alinham nesta sexta, mas visibilidade depende do tempo

Fenômeno é raro e só se repetirá daqui a 136 anos

Por Kamila Alcântara | 26/02/2025 15:32
Sete planetas se alinham nesta sexta, mas visibilidade depende do tempo
Aplicativo Stellarium ajuda na observação de planetas e constelações (Foto: Jhefferson Gamarra)

Enquanto muitos aproveitam o Carnaval, a comunidade científica estará de olho no céu nesta sexta-feira (28). Sete planetas do Sistema Solar estarão alinhados, mas a visibilidade em Mato Grosso do Sul dependerá das condições climáticas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Sete planetas do Sistema Solar estarão alinhados nesta sexta-feira (28), mas a visibilidade em Mato Grosso do Sul dependerá do clima. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos a olho nu, se o tempo permitir. A Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande e o Clube de Astronomia Karl Sagan não realizarão eventos de observação devido a reformas. Para melhor visualização, recomenda-se locais com pouca iluminação urbana e o uso do aplicativo Stellarium. A previsão do Inmet indica muitas nuvens e pancadas de chuva em Campo Grande, o que pode dificultar a observação.

Desta vez, a Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande e o Clube de Astronomia Karl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), não realizarão eventos de observação, pois estão passando por reformas. No entanto, ao Campo Grande News, foram enviadas algumas dicas para quem quiser contemplar o fenômeno.

Se o tempo colaborar, será possível observar a olho nu Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A próxima oportunidade para ver esse alinhamento só ocorrerá em 2161, daqui a 136 anos.

"Em locais com pouca iluminação urbana, a visualização fica mais fácil. Outra dica é usar o aplicativo Stellarium, que ajuda a identificar os planetas. Um binóculo ou telescópio também pode melhorar a experiência", explica o Clube de Astronomia.

Aplicativos auxiliam na diferenciação entre planetas e estrelas, como Vênus, que muitas vezes é confundido. A principal dica é que, ao contrário das estrelas, os planetas não piscam.

Apesar da expectativa para presenciar um evento tão raro, a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica muitas nuvens e pancadas de chuva em Campo Grande na sexta-feira. A umidade pode chegar a 90%, e a temperatura máxima será de 31°C.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias