WhatsApp "pede desculpas" após "cair" no mundo todo
O pedido foi feito via Twitter, única rede social de Mark Zuckerberg que não "caiu" nesta tarde
O WhatsApp pediu desculpas ao usuários depois de ficar 7h fora do ar no mundo todo, nesta segunda-feira (04). O pedido foi feito no começo desta noite, via Twitter, única rede social de Mark Zuckerberg que não "caiu" nesta tarde.
"Pedimos desculpas a todos que não conseguiram usar o WhatsApp hoje. Estamos começando a lenta e cuidadosamente fazer o WhatsApp funcionar novamente.
Muito obrigado pela sua paciência. Continuaremos a mantê-lo atualizado quando tivermos mais informações para compartilhar", diz o comunicado em inglês.
Mais cedo, o Facebook e o Instagram já haviam dito que sentiam muito pelo "bug". "Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar", diz a postagem.
Mike Schroepfer, chefe de tecnologia do Facebook também pediu "sinceras desculpas" aos internautas, nesta noite. "Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível", comentou Mike.
.
Aos poucos - Facebook, Instagram e WhatsApp, três dos "carros chefes" do conglomerado de tecnologia Zuckerberg, começaram a voltar a funcionar gradualmente, por volta das 19h (MS), depois de passar a tarde toda fora do ar. O retorno do WhatsApp foi o mais instável.
"Caiu" porquê? - Ainda não há uma explicação oficial, mas conforme o site Uol a principal suspeita é de que a culpa seja de uma falha no DNS (Domain Name System), ou Sistema de Nomes de Domínios. É um protocolo que relaciona o endereço "nominal" de um site ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.
Funciona da seguinte forma, quando você digita, por exemplo, www.campograndenews.com.br, servidores DNS entram em operação e "traduzem" o endereço que você digitou para o IP 192. 168.1.152(relativo ao Campo Grande News) e permitem o acesso. Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance. Quedas não são incomuns nas redes sociais, mas é raro ver uma instabilidade em todas ou na maioria delas ao mesmo tempo.