As universidades devem exigir o passaporte da vacina?
Justiça vetou parecer do Ministério da Educação e instituições poderão cobrar a imunização de alunos
Enquete desta terça-feira (4) pergunta aos leitores do Campo Grande News se concordam ou discordam de universidades obrigarem os alunos a apresentar comprovante de vacinação contra o coronavírus. Para responder, basta apenas votar com sim ou não ao final desta matéria ou na capa do jornal.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski suspendeu na semana passada despacho do Ministério da Educação que proibiu exigência do comprovante de vacinação em universidades e institutos federais.
Na decisão, ele afirmou que instituições de ensino têm autoridade para exercer autonomia universitária e podem, legitimamente, exigir a comprovação da imunização contra a covid-19.
A ação foi feita após documento publicado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que dizia que os estabelecimentos educacionais não podem exigir o documento como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais, o que configuraria uma obrigação da vacinação, avaliada pela pasta como possível apenas por meio de uma lei federal.
Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é contrário à vacinação obrigatória e por isso tenta impedir a exigência do comprovante.
Ao Campo Grande News, sindicatos de professores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) declararam ser contrários à proibição sugerida pelo Ministério da Educação e apoiam a imunização de alunos e demais profissionais de educação.