Maioria diz que vai ao médico uma vez por ano para fazer check-ups preventivos
Cerca de 36% das respostas, no entanto, são daqueles que nunca ou quase nunca fazem tal procedimento
Maioria dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News, 62%, afirma que realiza consultas de check-up cerca de uma vez ao ano. Na sequência, aproximadamente 36% confirma que sequer realiza, ou quase nunca faz consultas preventivas.
Cerca de 2% das respostas são daqueles que afirmam que vão ao médico para consultas de rotina uma vez ao mês.
Nos comentários, o leitor Luiz Capucci comenta que vai duas vezes ao ano em consultas de check-up, por meio da rede particular. Além disso, realiza tratamento de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a cada três meses. "Com médico especialista, cujas consultas gosto até mais do que as dos médicos da particular."
A leitora Mara Oliveira comenta que só vai quando "realmente é necessário", já que é custoso manter o acompanhamento.
A Auxiliadora Silva comenta que quem não tem dinheiro, fica mais difícil para realizar tais procedimentos. "Só se for no particular, para quem tem condições."
Já a leitora Eronilda Escobar reclama que pelo SUS, muitos procedimentos que tinha de fazer, ficaram sem realização, e que o acesso a saúde piorou, nos últimos anos. "Se temos direito, não deveria ter o imposto tão alto. Antigamente fazíamos."
"Pelo menos, no posto da Vila Fernanda não faz. Só está atendendo o de risco, tipo diabetes, pressão alta. Agora, para check-up, só em particular, porque pelo contrário, não tem."