Maioria dos leitores diz que votaria mesmo se fosse facultativo
Voto é obrigatório para cidadãos de 18 a 70 anos, de acordo com a Constituição Federal
Esta é a última semana de campanha para as eleições gerais. O primeiro turno será no domingo (2), mesmo dia que o resultado é divulgado e conheceremos os deputados federais, estaduais e senador eleitos por Mato Grosso do Sul. Também saberemos se terá segundo turno para governador e presidente da República.
O direito ao voto é uma luta antiga no Brasil. No começo da República, somente homens alfabetizados acima de 21 anos podiam votar. As mulheres foram conquistar o voto há 90 anos, por meio de decreto.
A enquete desse domingo do Campo Grande News perguntou aos leitores se o voto fosse facultativo, eles iriam votar? As respostas mostraram um equilíbrio entre quem exerceria o direito ou não. Pouco mais da metade, 56%, iria mesmo se não houvesse obrigação. Os outros 44% não votariam.
Hoje o voto é facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos, analfabetos e idosos acima de 70 anos. Quem tiver a obrigatoriedade, não votar e não justificar a falta, pode ser impedido de usar serviços públicos como emissão de documentos ou assumir concursos e vagas públicas.