Na hora do aperto, impostos ficam por último na lista de pagamento
Levantamento feito em Campo Grande mostra que 95.344 pessoas estão endividadas na Capital
Na lista de contas prioritárias à pagar, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) são os últimos da lista da maioria dos leitores, 71%. Outros 15% deixam a conta de água ou energia, e 14% deixam a conta de cartão de crédito. O resultado foi obtido por meio da enquete do Campo Grande News de domingo (26).
Nas redes sociais, os leitores comentaram que priorizam as contas de água e luz para evitar o "corte" dos serviços. Johnny Domingos relata que essas duas contas não tem como deixar de pagar. "Se não pagar, é sem perdão. Seja feriado, sábado ou domingo [as empresas] chega chegando mesmo", comentou. Adenildo Ambros comenta que a última conta que paga é a internet.
A leitora Ester Medina Barrozore relata que teve lições de economia quando era criança, e por isso, não deixa nenhuma conta para trás. "Vou pagando conforme vão chegando. Se o dinheiro é pouco, economizo em outras áreas mas nunca deixo contas sem pagar", comentou a leitora.
Em Mato Grosso do Sul, 64% das pessoas aceitaram o rótulo de 'endividadas'. A porcentagem é referente a última pesquisa do Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor). Só em Campo Grande foram consultadas 17.800 famílias. Segundo o levantamento, o número de endividados com contas foi de 95.344 pessoas no Estado e 32.579 delas alegaram não ter condições de pagar a pendência.