Qual seu grau de preocupação com a varíola dos macacos?
Mato Grosso do Sul já tem 8 casos confirmados da doença, sete deles em Campo Grande
Os casos de varíola dos macacos vêm crescendo em Mato Grosso do Sul que já acumula 8 confirmações, sete delas em Campo Grande. No sábado (5), a SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou boletim com três novos casos da doença. Dois deles na Capital, que já tinha cinco confirmações e um deles em Itaquiraí.
Ainda segundo o documento da secretaria estadual de Saúde, onze casos estão em investigação nas cidades de Bandeirantes, Três Lagoas, Camapuã, Ponta Porã, Cassilândia, Dourados e Campo Grande.
Ainda não foram registradas mortes pela doença no Estado e, apesar do número parecer baixo, a Prefeitura de Campo Grande já anunciou que está realizando um “Plano de Contingência Municipal”. O documento irá estabelecer todas as estratégias, desde o rastreio aos fluxos de atendimento de pacientes infectados.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença começa, quase sempre, com uma febre súbita, forte e intensa. O paciente também tem dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e fundamentalmente o aparecimento de gânglios (inchaços popularmente conhecidos como "ínguas"), que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital.
Por isso o Campo Grande News quer saber: Qual seu grau de preocupação com a varíola dos macacos? Responda a enquete de hoje.