ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Brasil espera bater recorde de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Mato Grosso do Sul terá oito representantes em meio aos 255 atletas da delegação do Brasil

Por Gabriel de Matos | 28/08/2024 14:08
Todos os atletas da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Foto: @alecabral_ale/CPB)
Todos os atletas da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Foto: @alecabral_ale/CPB)

A abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 é na tarde desta quarta-feira (28) na parte inferior da Champs-Elysées e, depois, em algumas ruas da capital francesa. Assim como nos Jogos Olímpicos, é a primeira vez que o evento abre fora de um estádio.

O Brasil busca a 400ª medalha no megaevento. Na história dos Jogos Paralímpicos, que teve sua primeira edição em Roma 1960, o Brasil tem um total de 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes, com 373 medalhas ao todo. Faltam 27 pódios para o número histórico. O Brasil tem a segunda maior delegação dos jogos. A China é a primeira com 280 ao todo. Em terceiro, está a França é a terceira colocada na lista com 239 atletas.

Os Jogos de Paris 2024 terão transmissão ao vivo do canal SporTV2 e pelo canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, do inglês) no Youtube.

A meta conforme destacou o presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Mizael Conrado (em entrevista à Agência Brasil) é de superar o recorde de 72 medalhas estabelecido em Tóquio 2020.

“Temos, no nosso plano estratégico, formulado em 2017, a meta de conquistar entre 70 e 90 medalhas e de ficar entre os oito primeiros. Mas a nossa real expectativa é de que o Brasil possa fazer em Paris a melhor campanha de todos os tempos”, disse Mizael.

No Japão, o Brasil estabeleceu o recorde de ouros, 22, superando a marca dos Jogos de Londres (2012), quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio. Em 2016 foram conquistados 14 ouros.

O Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

Yeltsin Jacques treinando para o Mundial de atletismo no Japão (Foto: Acervo Pessoal) 
Yeltsin Jacques treinando para o Mundial de atletismo no Japão (Foto: Acervo Pessoal)

Mato Grosso do Sul presente - Nos Jogos Olímpicos, apenas um atleta nascido em Mato Grosso do Sul participou na delegação brasileira. Rafael Silva, o "Baby", conquistou medalha de bronze na competição por equipes. Já nos Jogos Paralímpicos, são oito atletas do Estado.

No judô, competem Érika Cheres, Kelly Kethyllin, nas categorias acima de 70 kg e até 70 kg, respectivamente. Fernando Rufino e Débora Benevides participam das provas de canoagem. No atletismo, os atletas são Yeltsin Jacques, Paulo Henrique dos Reis, Gabriela Mendonça Ferreira e Edelson de Ávila (atleta-guia).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias